quarta-feira, 28 de abril de 2021

Geraldo acredita na vitória da Frente Popular em 2022


Em entrevista ao Diário de Pernambuco, o secretário de desenvolvimento econômico do estado e ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que tem o nome cotado para disputar o palácio do campo das princesas, adotou a velha frase do livro do Eclesiastes: “Há tempo para tudo” e não quis adiantar uma disputa que só vai acontecer em 2022. Geraldo deixou claro que continuará ajudando a Frente Popular na eleição do ano que vem, assim como vem ajudando desde 2006, mas sem tocar em nome de “candidatura”. 

E faz correto. Como o próprio ex-prefeito diz, “o fato de ter governado o Recife por oito anos, tendo sido reeleito com a maior votação da história, ter visto o povo escolher o candidato do meu partido para me suceder e, além disso, sair com 61% de aprovação da população, as pessoas achem que o natural seria eu me candidatar a governador” mas também não é o momento de se colocar o carro a frente dos bois.

Ninguém com sabedoria vai dizer “eu sou candidato”. Quem deve anunciar isso e provavelmente só no próximo ano é o governador Paulo Câmara a quem cabe conduzir o processo de sucessão. Antecipar isso neste momento para quem está no poder seria uma perca de tempo. Qualquer um que ainda tenha a mínima noção de política sabe disso e quem disser outra coisa quer induzir o outro ao erro. Quem vai defender um governo que já vem de dezesseis anos consecutivos, precisa de um projeto mais arrojado e que faça com que as pessoas se sintam atraídas.

Geraldo não se colocou como candidato e nem se colocará porque a decisão e o anúncio caberá ao dono da cadeira hoje: Paulo Câmara. Mas se tem uma coisa que dá para chamar a atenção é a certeza absoluta de Geraldo de que a Frente Popular será a vencedora do pleito em 2022.

Currículo do PSB - Geraldo esteve sempre ajudando a Frente Popular e participando ativamente das eleições desde 2006 quando Eduardo Campos se elegeu. Em 2012 foi praticamente convocado a disputar a prefeitura do Recife. São quatro vitórias em Pernambuco e três no Recife do PSB.

Eleição plebiscitária - Ao que tudo indica, a eleição estadual será polarizada. "De um lado teremos às forças progressistas que terão Lula em seu palanque e do outro lado teremos às forças conservadoras e liberais do palanque de Bolsonaro" contou a mesma fonte. "Já imaginou como será a eleição em Pernambuco tendo Lula novamente como candidato a presidente?" indagou. A última vez que isso aconteceu foi em 2006 quando o petista se candidatou à reeleição.

Sem plebiscito - Já no campo oposicionista ninguém acredita que a eleição será plebiscitária até porque segundo alguns atores deste campo o presidente Bolsonaro pretende lançar alguém do meio conservador para disputar o Palácio. "Pode ser qualquer um dos que estão sempre próximos do presidente"disse. O nome sempre lembrado é o do Ministro Gilson Machado, embora seus olhares estejam voltados para Alagoas. A informação é de que Gilson concorrerá a uma vaga na Câmara pelo estado vizinho.

Derrota mal digerida - O deputado federal Wolney Queiroz não esconde a mágoa que carrega de uma derrota mal digerida tanto em 2016 quanto em 2020 para a atual prefeita Raquel Lyra. "Ela faz o feijão com arroz e muito mal" disse Wolney em entrevista a CBN. Fazendo apenas o feijão com arroz ela conseguiu deixar o candidato de Wolney em quarto lugar nas pesquisas perdendo para os caras novas da cidade: Delegado Lessa e Raffiê Dellon. 

Sem união - Não tem discurso unido e nem terá como ter  em 2022. Na Frente Popular, por exemplo teremos líderes que vão apoiar Lula, outros apoiarão Ciro Gomes e outros apoiarão o próprio Bolsonaro. Já no campo oposicionista embora a grande maioria seja bolsonarista, há quem defenda a candidatura do PSDB, outros citam o próprio Ciro Gomes e alguns chegam a lembrar um nome "novo" na disputa.

Posse - O juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, titular da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco (SJPE), tomará posse, hoje, no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. A solenidade será on-line, com transmissão, a partir das 14h, no canal oficial do TRF5 no YouTube.

Recado? - O prefeito de Petrolina Miguel Coelho, se encontrou nesta terça-feira com o deputado estadual Tony Gel e seu filho Tonynho Rodrigues que é pré-candidato a deputado federal. O encontro aconteceu uma semana após o ex-senador Armando Monteiro Neto confirmar a pré-candidatura de Raquel Lyra ao governo de Pernambuco. Embora tenha parecido uma "indireta" do petrolinense, muitos entenderam como uma tentativa de aproximação com todas às correntes do seu partido, o MDB.

Hoje tem Live - Direto ao assunto, conversaremos hoje com o ex-senador Armando Monteiro Neto em uma live que será transmitida pelo instagram de nosso blog às 19 horas. Armando vai falar e muito sobre a conjuntura atual e sobre o ano de 2022. Aguardem.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário