terça-feira, 27 de abril de 2021

CPI começa hoje e promete fortes emoções em Brasília

 

A oposição conseguiu junto ao Supremo Tribunal Federal que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), instalasse a Comissão Parlamentar de Inquérito, após obter 33 assinaturas favoráveis, um número um pouco maior que o necessário. A CPI da Pandemia deverá ter como presidente o senador Omar Aziz (PSD/AM) que surge como o mais cotado para o posto.

O senador amazonense afirmou que o objetivo da CPI não será buscar vingança nem condenar pessoas antecipadamente, porém disse que irá buscar as razões para a demora na compra das vacinas e os responsáveis pelo caos estabelecido em seu próprio estado com a falta de oxigênio vitimando pacientes de Covid-19.

No posto de relator, o favorito até então era o senador Renan Calheiros (MDB/AL), porém uma liminar da justiça federal de Brasília proibiu que o alagoano ocupasse o posto na noite de ontem, através de uma ação ajuizada pela deputada Carla Zambelli (PSL/SP).

Além de Aziz e Calheiros, a CPI conta ainda com os senadores Ciro Nogueira (PP/PI), Eduardo Braga (MDB/AM), Eduardo Girão (Podemos/CE), Humberto Costa (PT/PE), Jorginho Melo (PL/SC), Marcos Rogério (DEM/RO), Otto Alencar (PSD/BA), Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e Tasso Jereissati (PSDB/CE).

Pelo histórico das últimas CPIs que aconteceram em Brasília, não dá para esperar muita efetividade do ponto de vista jurídico e policial no tocante aos envolvidos, a tendência é que ela não leve a muita coisa prática, porém ela tende a ocupar o noticiário nacional e pautar os próximos meses da política brasileira. Na véspera de um ano eleitoral, isso é um prato cheio para a classe política, que terá a condição de criar um palanque eleitoral tanto para o governo quanto para a própria oposição, e com isso fortalecer a polarização entre o bolsonarismo e o lulismo já vista em pesquisas divulgadas recentemente.

Encontro – O prefeito Miguel Coelho (MDB) fez ontem uma visita ao escritório político do senador Jarbas Vasconcelos, onde conversou com Fernando Dueire. Miguel faz uma gestão muito bem avaliada em Petrolina, cidade polo do sertão do São Francisco. O prefeito já se reuniu com presidente estadual da legenda, Raul Henry, no final do mês passado, e segue ajudando a construir o projeto do partido para 2022.

Desculpa – A 12ª Vara Cível de Brasília condenou a atriz Regina Duarte, ex-secretária Nacional de Cultura, a pedir “sinceros pedidos de desculpa” no Instagram por ter espalhado uma mentira sobre Marisa Letícia, esposa falecida do ex-presidente Lula (PT). O processo foi movido pela família de Lula, depois que Regina Duarte afirmou que “R$ 250 milhões teriam sido encontrados em uma conta de Marisa Letícia”.

Em alta – Cotado para ser vice de Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, teve seu nome levantado para disputar o Palácio dos Bandeirantes contra o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e desafeto do presidente da República. Tarcísio é considerado um dos melhores ministros do atual governo.

Inocente quer saber – Quem será o relator da CPI da Pandemia no Senado?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário