quinta-feira, 29 de abril de 2021

Onde há fumaça há fogo

 


Ansiosos, loucos por vacina, prefeitos de todas as regiões do Estado usaram, ontem, o grupo da Amupe no WhatsApp, a partir do momento em que tomaram conhecimento de que o colega João Campos (PSB) havia anunciado, no Recife, o início do cadastramento para vacinar professores das redes pública e privada. O clamor foi de um pedido isonômico, por parte do governador, na distribuição da vacina anti-covid.

Há uma desconfiança de que João Campos venha recebendo um maior número de vacinas em relação aos demais municípios do Interior. Em se tratando de PSB, tudo é possível, tanto que a gritaria partiu dos próprios prefeitos filiados ao partido e, portanto, governistas. A vacinação no Recife, faça-se justiça, está indo muito bem. Sou testemunha da organização e da eficiência, desde a marcação pela internet à picada nos postos drive-thru.

Tomei a vacina terça-feira passada e comprovei a organização, o empenho da equipe e a qualidade do serviço. Mas o prefeito tem usado esse modelo para faturar, politicamente. Apresenta Recife como referência nacional, inclusive em velocidade. E tem sido essa velocidade que intriga os demais prefeitos e os fazem levantar suspeitas de que o Governo quer “bombar” João como detentor da melhor ação nacional na vacina.

Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o presidente da Amupe, José Patriota (PSB), ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, aliado do Governo, disse que não há, ainda, nenhuma confirmação de que Recife esteja tendo um tratamento diferenciado na vacina em relação aos demais municípios. Pode até não está tendo, mas que João vem se apresentando como o “bambambã” da vacina disso não há a menor dúvida.

Gerindo uma massa falida do ex-prefeito Geraldo Covidão, João depende da boa vontade e dos parcos recursos do Estado para dar certo, porque as portas de Brasília estão fechadas, não por postura mesquinha do presidente, mas por opção do partido de João, o PSB, de decretar guerra contra Bolsonaro com um discurso de oposição radical.

Nota fofa – Além de afirmar que se estiver havendo privilégios ao Recife se configura grave crime, o presidente da Amupe, José Patriota, assinou uma nota muito fofa, não agradando a maioria dos prefeitos filiados à instituição. “A nota foi amena”, reclamou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB). “Não posso criminalizar ninguém antecipadamente”, alega Patriota. Segundo ele, prefeitos que reclamaram lá atrás, quanto ao avanço do Recife em detrimento do interior, nada provaram. “Eles reclamam, mas não provam”, disse.

Pau nas redes – O assunto mais comentado, ontem, nas redes sociais, foi o voto do relator do escândalo dos porcos no TCE, Carlos Neves, extremamente favorável ao ex-prefeito Geraldo Covidão e sua equipe investigada pela Polícia Federal. As orelhas do relator devem ter ardido mais ainda quando este blog noticiou que Milu Megale, sua esposa, dá o sangue para o Governo do Estado. É diretora de Marketing da Empetur, nomeada pelo governador Paulo Câmara no início do seu primeiro mandato.

Consórcio reforçado – Os municípios de Lagoa dos Gatos, que tem como prefeito Stenio Fernandes, e de São Benedito do Sul, administrado por Juninho Amorim, foram referendados como novos integrantes do consórcio na 1º Assembleia Ordinária Virtual promovida pelo Coniape – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras. Criado por lei com a finalidade de executar gestão consorciada entre seus entes, a instituição atua com os Núcleos de Engenharia e Meio Ambiente, Educação, Saúde e Iluminação Pública, de forma eficiente e econômica, desenvolvendo políticas públicas comuns entre os 23 municípios consorciados.

Triste notícia – O Estado registrou, ontem, 106 óbitos provocados pela Covid-19. Esse número é a maior confirmação diária de mortes causadas pela doença desde o dia 26 de junho de 2020, quando foram contabilizadas 122 vidas perdidas para o novo coronavírus. Esses 106 falecimentos aconteceram entre o dia 18 de maio de 2020 e a terça-feira passada, de acordo com a Secretaria de Saúde. Ao todo, Pernambuco totalizou 13.868 óbitos por causa da pandemia.

Voz firme – Uma das vozes mais corajosas e sensatas em defesa dos municípios para que tenham o mesmo tratamento do Recife na distribuição da vacina anti-covid no Estado vem de Araripina. Filiado ao PSL e integrante do chamado núcleo de oposição, o prefeito Raimundo Pimentel foi o primeiro a protestar, lá atrás, no início da vacinação. E ontem, mais uma vez, reagiu como manda o figurino. “Não podemos aceitar nenhum tipo de discriminação. O cidadão do Interior tem os mesmos direitos do cidadão da capital”, afirmou. Nas eleições passadas, Pimentel, reeleito, impôs mais uma derrota ao PSB.

CURTAS

REMARCAÇÃO – A Prefeitura do Recife vai reagendar todas as pessoas que estavam marcadas para receber a segunda dose da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, entre hoje e 9 de maio para datas a partir de 10 de maio. Segundo o secretário de Saúde, André Longo, o déficit é de 126 mil doses de CoronaVac em todo o Estado. 

ESTOQUE – O problema da falta de segunda dose nos Estados, sobretudo em Pernambuco, acontece depois de o Ministério da Saúde, então dirigido pelo general Eduardo Pazuello, ter recomendado o uso de todo o estoque da vacina como primeira dose após "garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores". Depois, mudou a orientação ao recomendar reserva de imunizantes.

Perguntar não ofende: Dá para confiar numa CPI em que o relator, senador, vai investigar o filho governador?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário