sexta-feira, 30 de abril de 2021

Após visita de ministros, há agenda de Bolsonaro em Jaboatão no radar

 

Segunda maior cidade do Estado, Jaboatão dos Guararapes virou parada obrigatória dos ministros do Governo Federal. O detalhe é que a passagem de Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e de Gilson Neto (Turismo) por lá ontem pode ter servido com uma prévia para uma visita do presidente Jair Bolsonaro ao município. A vinda do chefe do Planalto seria o próximo passo no bojo de uma estratégia que visa a fidelizar a relação dele com o Nordeste. Marinho e Gilson estiveram em atos, ontem, também no Cabo de Santo Agostinho. Durante as conversas em solo pernambucano, as costuras para uma agenda de Bolsonaro no Estado foram à pauta. A ideia é que o presidente desembarque em Pernambuco ainda no primeiro semestre para ser recepcionado também por Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão. Dirigente do PL no Estado, Anderson ciceroneou os auxiliares de Bolsonaro ontem, antes de eles seguirem para o Cabo, onde inauguraram a ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama ao lado de Keko do Armazém, prefeito da cidade, ligado a Anderson e ao deputado federal André Ferreira, que, como a coluna cantara a pedra, veio de Brasília no voo com os ministros, integrando a comitiva.

Ainda no Complexo Administrativo de Jaboatão, Rogério Marinho sublinhou "o compromisso do Governo Federal com o Nordeste". A fala não se deu por acaso. O próprio presidente Bolsonaro tem investido nesse flerte, ciente de que a região é reduto eleitoral do ex-presidente Lula, que, após ver suas condenações anuladas pelo STF, reassumiu a condição de postulante à Presidência da República. Na última segunda-feira, por exemplo, Bolsonaro esteve na Bahia para inaugurar trecho de rodovia em Feira de Santana. A Bahia tem à frente o governador Rui Costa, do PT. Em Pernambuco, não só o governador Paulo Câmara é de Oposição, costumeiramente alvo de ataques do presidente, como o prefeito do Recife, João Campos, integra o mesmo campo. Em razão disso, essa ponte do Governo Federal com Jaboatão tende a ser fortalecer, considerando que André Ferreira é vice-líder do governo na Câmara. Assim, a próxima agenda relativa a investimentos federais em Jaboatão deve ter a presença do próprio Bolsonaro, conforme tratativas iniciadas ontem.

Mirar Lula em seu reduto
No governo Bolsonaro, uma bolsa de apostas dá conta de que a polarização com Lula faz o presidente crescer nessa disputa. A lógica, então, é fragilizar o líder-mor do PT em seu próprio reduto: o Nordeste. Daí, a razão de os auxiliares do chefe do Planalto estarem reforçando as agendas na região. O plano passa por destravar obras que estiveram estagnadas ao longo das gestões Lula e Dilma.

Couvert - Ontem, após cumprirem agendas em Jaboatão e no Cabo, Rogério Marinho e Gilson Neto almoçaram com André e Anderson Ferreira no Costa Brava, antes de pegarem o voo de volta.

Renovação - Único candidato de oposição na corrida pela presidência da OAB-PE, Almir Reis unificou os oposicionistas. Pregando a renovação, tem se debruçado diariamente sobre a busca de apoios. Ontem, em Garanhuns, debateu os desafios da advocacia local. Aliados realçam que ele é desconhecido por 60% dos advogados, o que amplia sua margem de crescimento na corrida.

Parcelado - Defensor da pauta municipalista, o deputado Silvio Costa Filho vai apresentar, na próxima semana, uma PEC que prevê a ampliação do parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Em função da pandemia, os gestores se queixam de não estarem conseguindo arcar com essas despesas. Ontem, Silvio debateu o tema com prefeitos, representantes da Amupe e da CNM.

Fonte :Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário