terça-feira, 27 de abril de 2021

RADAR POLÍTICO – Presença feminina na chapa majoritária é tendência

 

Escrito por Wellington Ribeiro

O êxito de candidaturas femininas em Pernambuco tem sido crescente ano após anos. Em 2018 os pernambucanos elegeram uma vice-governadora, uma deputada federal e dez deputadas estaduais, dentre as quais a delegada Gleide Ângelo, a deputada estadual mais votada da história política de Pernambuco. Na eleição de 2020 foram eleitas 35 prefeitas em todo o estado, número superior às eleições municipais de 2016, quando apenas 26 mulheres conseguiram sucesso nas urnas em disputa majoritária.

Na eleição municipal do Recife no ano passado, por exemplo, as mulheres marcaram presença em 6 das 9 chapas majoritárias, inclusive encabeçou 3 e uma delas (Marília Arraes) foi ao 2º turno. O prefeito eleito João Campos, por exemplo, também teve uma mulher (Isabella de Roldão) como companheira de chapa. Vale registrar também que duas mulheres figuraram como as mais votadas na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores da capital (Dani Portela e Andreza Romero).

Com o aumento do êxito eleitoral de chapas cuja composição inclui uma mulher, não é ousadia alguma afirmar que a figura feminina felizmente passou a ser identificada como peça importante na construção das chapas majoritárias, seja ela encabeçando o projeto, participando na condição de candidata a vice ou até mesmo a senadora. Em Pernambuco não faltam excelentes quadros para qualquer desafio que lhe for imposto na política. O futuro é delas!

SERÁ? – Chegou ao conhecimento do nosso Blog a informação de que o ex-prefeito de Sirinhaém e pré-candidato a deputado estadual Franz Hacker (PSB) dobrará com o deputado federal Danilo Cabral em no máximo um ou dois municípios que compõem a sua principal base eleitoral e não mais nos três (Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré). Não custa lembrar que os Hacker foram responsáveis por repassar expressivos 13.342 votos para Danilo Cabral na eleição de 2018 nas três cidades.

HISTÓRICO – Por falar em Danilo Cabral, o seu desempenho nas urnas tem caído gradativamente a cada eleição. Em 2010 ele foi eleito com quase 121 mil votos, já em 2014 foi reeleito com pouco mais de 113 mil votos. Em 2018, por sua vez, Danilo caiu para 91 mil votos. Quanto à sua atuação no Congresso, o socialista se apresenta como um dos mais atuantes quadros entre os deputados pernambucanos.

INFRAESTRUTURA – O Governo do Estado atendeu ao pedido da deputada estadual Fabíola Cabral (PP) e já deu início ao processo de contratação da empresa que irá executar o trabalho de reforma do viaduto da PE 60, no Cabo de Santo Agostinho. Vale lembrar que a Rodovia PE 60 é uma das principais rotas para aqueles que se dirigem às praias do Litoral Sul do Estado.

VISTORIA – Principal representante do município de Bonito no Legislativo Estadual, o deputado Clodoaldo Magalhães esteve no município nesta segunda-feira (26) para conferir de perto o canteiro da Adutora de Serro Azul. Quando estiver pronta, a obra vai levar água para os municípios de Caruaru, Belo Jardim, Tacaimbó, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Bezerros, São bento do Una, São Caetano e Gravatá. A ação é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

RECIFE – O prefeito João Campos (PSB) tem alternado a sua agenda entre coordenar as ações de enfrentamento ao Covid 19 na capital com a vistoria e entrega de obras à população. Nesta semana o gestor já esteve no Bairro do Brejo da Guabiraba para inaugurar um muro de arrimo e acompanhar o andamento da construção de encostas. Nos primeiros 4 meses do ano o Programa Parceria, que garante mais segurança para moradores de áreas de morro da cidade, já entregou 46 obras e outras 263 estão em andamento.

ALGUÉM RESPONDE ? – Com uma base de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores bem superior a de 2018, o deputado federal André Ferreira (PSC) vai ser o mais votado nas do próximo ano?

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário