segunda-feira, 26 de abril de 2021

PSB terá dificuldades para construir projeto nacional

 

a Folha desta segunda-feira

Desde a redemocratização, o PSB disputou apenas duas vezes a presidência da República, a primeira em 2002 com Anthony Garotinho que ficou em terceiro lugar com 17% dos votos válidos, a segunda foi em 2014 com Eduardo Campos, que acabou falecendo num acidente aéreo e foi substituído por Marina Silva, que obteve 21% dos votos válidos, figurando também em terceiro lugar.

Porém, desde a morte de Eduardo e a saída de Marina do partido, não há uma liderança nacional para liderar um projeto próprio, tendo apenas lideranças regionais como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ex-governador de São Paulo, Marcio França, que apesar de serem bons quadros, não possuem densidade para encabeçar um projeto nacional como candidatos à presidência da República.

O prefeito do Recife, João Campos, e o próprio Marcio França, defenderam que o partido possa ter um candidato próprio a presidente, mas mesmo tendo quadros competentes e preparados, eles poderiam desempenhar uma composição de chapa como vice-presidente de um projeto com maior capilaridade, como o do PT, por exemplo.

Ser participante de um projeto nacional de esquerda, ainda que figurando como coadjuvante, dará ao PSB a segurança para manter seus governos estaduais, em Pernambuco, na Paraíba e no Espírito Santo, e pensar em ampliar suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Este tende a ser o caminho do partido, que se porventura vier a ter Lula como presidente eleito em 2022, terá as condições de ocupar espaços importantes num  eventual futuro governo, como ministérios de grande peso social e político, como ocupou em outrora com Ciência e Tecnologia no governo Lula e Integração Nacional no governo Dilma Rousseff.

Suplentes – O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou parecer ao STF no qual defende a constitucionalidade da regra que permite a candidatos com votação abaixo da cláusula de barreira (10% do quociente eleitoral) assumirem as vagas de suplente. A alteração, introduzida pela minirreforma eleitoral, foi questionada em ação do PSC. Para os deputados e vereadores eleitos, continua valendo a exigência de votação mínima de 10% do quociente eleitoral.

Economia – No dia 1 de maio será lançado o blog “Fórum Econômico – UPE”, que tratará de temas ligados a economia internacional, nacional e local. O público interno da instituição atinge cerca de 25 mil alunos matriculados de Petrolina ao Recife. É um público formador de opinião que será estimulado a ter acesso a informações estratégicas para sua formação profissional. Será coordenado pelo professor Mauro Ferreira Lima.

Paulista – A gestão do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), vem recebendo críticas dos próprios aliados pela falta de efetividade na cidade. Um dos principais pontos é que Yves seria uma espécie de rainha da Inglaterra, tendo Jorge Carrero como o manda-chuva de tudo que acontece na cidade.

Nadegi Queiroz – Apesar de ser médica, a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), tem demonstrado pouco traquejo no tocante à vacinação contra a Covid-19 na cidade. Camaragibe é a pior cidade de Pernambuco no quesito aplicação de vacinas com menos de 30% das doses distribuídas para a cidade.

Inocente quer saber – Quando a gestão de Yves Ribeiro tomará algum rumo em Paulista?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário