sábado, 6 de março de 2021

Nomes para o Senado

 

Faltando ainda dois anos para as eleições de 2022, a disputa para o Senado em Pernambuco vai sendo formulada em conversas de bastidores e avaliações de cenários. Diante da quase certeza de que o governador Paulo Câmara não é candidato a nada, em sua base já se movimentam de olho na cadeira de Fernando Bezerra Coelho (MDB) os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos), André de Paula (PSD), Danilo Cabral (PSB) e Luciano Bivar, este se o seu PSL vier a entrar na aliança.

Da parte da oposição, dois dos três pré-postulantes ao Governo do Estado – Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB) – são especulados para o Senado. O nome natural deste bloco é o de Fernando Bezerra, para reeleição, mas depende da movimentação do filho, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, cotado para disputar o Governo do Estado. Fala-se, também, do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (sem partido), que depende da vontade do presidente Bolsonaro.

Não se sabe, ainda, se Bolsonaro investiria numa candidatura a governador, que seria o próprio Gilson, ou se aceitaria indicar o senador. Marília Arraes, em processo de litígio com o PT por ter se rebelado na disputa pela 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, também é um nome citado para o Senado e até mesmo para liderar a chapa para o Palácio do Campo das Princesas.

Outra alternativa no campo da oposição para o Senado seria o ex-ministro Mendonça Filho (DEM), que disputou a eleição para prefeito do Recife. No caso de Silvio Costa Filho, que hoje está na base de Bolsonaro, seu nome só é ventilado como alternativa das forças no Estado lideradas pelo PSB, que detém o controle do Governo e da Prefeitura do Recife.

Silvio Costa Filho e André de Paula, aliás, são os que estão revelando mais disposição para entrar na briga pelo Senado, numa eventual chapa na qual o candidato a governador venha a ser liderada pelo PSB. Quanto a este nome, ninguém faz mais tanta fé que seja o ex-prefeito Geraldo Júlio pela herança maldita que deixou para João Campos e os desdobramentos imprevisíveis dos processos que responde na Polícia Federal.

Projeto é o filho – Candidato natural à reeleição, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) entra sempre na discussão dos cenários como alternativa para fechar a chapa do PSB, fazendo, neste caso, a travessia do bloco de oposição para o da situação. Mas com quem tem conversado sobre 22, FBC revela forte disposição de ir à luta em favor da consolidação do nome do seu filho Miguel ao Governo do Estado. Os que conhecem mais de perto o senador dizem que não seria conveniente para ele, a esta altura da vida, voltar a se compor com o PSB, deixando escapar das mãos um projeto viável, desde que bem costurado, no caso a candidatura Miguel ao Palácio das Princesas.

Visão de Armando – Quanto ao ex-senador Armando Monteiro Neto, que está a caminho do PSDB, seu projeto é disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, descartando, assim, qualquer projeto majoritário. Seu entusiasmo para 22 recai no nome da prefeita de Caruaru, a tucana Raquel Lyra, que, no seu entendimento, preenche completamente todos os requisitos para ser ungida a candidata da oposição ao Governo do Estado. “É mulher guerreira e bem-sucedida, tem uma gestão bem aprovada e um partido com dimensão nacional”, observa.

Situação de risco – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, admite que a situação do Brasil é “muito, muito preocupante” e que o País precisa de medidas agressivas em todos os Estados para controlar a circulação do coronavírus. As declarações foram feitas em resposta a jornalistas que perguntaram sobre o aumento da internação de jovens pela covid-19 no país. “A situação no Brasil é muito, muito preocupante”, reforçou em tom de alerta.

Medidas e vacina – O diretor-geral da OMS também afirmou que sem medidas de saúde pública, o poder público não vai conseguir reverter a tendência no número de casos e mortes. Para ele, é difícil ver agora uma queda desses indicadores. “Eu gostaria de sublinhar isso: a situação é muito séria, muito preocupante. As medidas de saúde pública que o Brasil deveria adotar deveriam ser agressivas – enquanto, ao mesmo tempo, distribui vacinas “, afirmou Tedros.

Variantes potentes – Já o diretor de emergência da organização, Michael Ryan, também alertou para a ação das variantes do coronavírus. Ele afirmou que a variante brasileira (P.1) é alarmante e a situação está sendo acompanhada pela OMS. “Estamos muito preocupados com a P.1. Ela carrega muitas mutações específicas que dão vantagens ao vírus, principalmente na transmissão. Não há dúvidas de que uma proporção desses casos que estão ocorrendo agora são reinfecções”, disse. Ryan também afirmou que é preciso realizar estudos e monitorar a eficácia das vacinas contra todas as variantes do coronavírus. Mas reforçou que as medidas de prevenção continuam as mesmas e são eficientes contra qualquer cepa do vírus.

CURTAS

AVANÇOU – A vacinação contra a Covid-19 foi ampliada, ontem, no Recife, para idosos com 73 e 74 anos. A Prefeitura anunciou que o agendamento para o público dessa faixa etária pode ser feito a partir das 18h, no site ou no aplicativo do Conecta Recife. A imunização tem início hoje. É possível agendar a vacinação para esse público em qualquer um dos 16 pontos de vacinação, sendo nove de drive-thru, quando a pessoa não precisa sair do carro. Eles funcionam de domingo a domingo, 7h30 às 18h30.

AUXÍLIO – A Secretaria Estadual de Cultura divulgou, ontem, o edital do Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco. Ao todo, R$ 3 milhões devem ser destinados a cerca de 450 artistas e agremiações ligados ao carnaval do Estado que não se apresentaram em 2021 devido ao cancelamento da festa por causa da pandemia da Covid-19. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas sejam beneficiadas. As inscrições abrem na quarta-feira e terminam às 18h do dia 25 de março.

Perguntar não ofende: Sem projeto político para 22, o governador volta a bater expediente no Tribunal de Contas?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário