quinta-feira, 4 de março de 2021

MDB dá sinais que permanecerá na Frente Popular

Nos bastidores, há forte expectativa sobre o destino do MDB com vistas a 2022. Partido dos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, do deputado federal Raul Henry e do pré-candidato a governador Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, o MDB está dividido entre continuar na Frente Popular e apresentar um projeto majoritário liderado por Miguel no próximo ano.

Nas eleições municipais do ano passado, o deputado federal Raul Henry foi incentivado pelo senador Fernando Bezerra a se colocar como candidato a prefeito do Recife, fato que não se concretizou, pesou a relação com o PSB iniciada em 2012 e vitoriosa nas últimas cinco eleições, tanto para prefeito do Recife quanto para governador.

Portanto, o sentimento comum é que se Raul não foi capaz de romper com o PSB para liderar um projeto no Recife, jamais fará isso em 2022 para apostar no projeto de Miguel Coelho. Com o indicativo cada vez mais claro de que o MDB permanecerá governista, caso Miguel queira mesmo manter seu projeto de tentar o Palácio do Campo das Princesas, terá que buscar abrigo em outra legenda, que poderá ser o DEM, destino dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho, mas para entrar no DEM, só é interessante se o clã dos Coelhos tiverem o comando do partido, senão ficará na mesma situação do MDB, dependendo de terceiros para empinar um projeto majoritário.

Farmácias – O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou 59 empresas por irregularidades no Programa Farmácia Popular do Brasil. As farmácias que aderem ao programa fornecem, de forma gratuita, medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. A irregularidade mais comum é a não comprovação da aquisição ou existência em estoque dos medicamentos dispensados no âmbito do programa. Ao todo, 59 farmácias foram condenadas a devolver R$ 15,5 milhões aos cofres públicos do Governo Federal.

Sudene 1 – Em reunião com Superintendente da Sudene, Evaldo Cruz, o deputado federal Milton Coelho (PSB) anunciou a destinação de emenda parlamentar de R$ 1 milhão para serem executados através daquela autarquia para a aquisição de máquinas e suplementos agrícolas, perfuração de poços artesianos e recuperação de estradas vicinais para os municípios de Pernambuco.

Sudene 2 – Essa iniciativa é uma sinalização do deputado Milton Coelho em apoio à Sudene reforçando sua importância como órgão de planejamento, coordenação e execução de programas para o desenvolvimento do Nordeste.

Importação – O Estado da Bahia foi ao Supremo Tribunal (STF), requerendo que seja determinado, em caráter de urgência, que ANVISA autorize a importar diretamente e distribuir qualquer vacina já aprovada para uso emergencial ou registrada no Brasil. Na ação, o Estado argumenta que o Governo Federal “não tem executado com eficiência o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina”.

Arcoverde – O prefeito em exercício da cidade, Siqueirinha (PSB), já mostrou seu cartão de visitas com a inclusão do município no consórcio para compra de vacinas contra a COVID-19. Presidente da Câmara, Siqueirinha assumiu a prefeitura após o afastamento de Welllington Maciel do cargo pela Justiça Eleitoral.

Inocente quer saber – Miguel Coelho seria presidente estadual do DEM se decidisse pela filiação ao partido?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário