O Ibope também perguntou ao eleitor recifense quais são as áreas mais problemáticas na gestão da capital e qual a maior preocupação do momento.
O levantamento mostra que a saúde é o objeto de maior preocupação, com 52% das citações. Mais de uma resposta era possível. Por coincidência ou não, os socialistas trataram de entregar um novo hospital nesta primeira semana de campanha no Recife.
Aliados de Bolsonaro gritam ‘Fora Paulo Câmara!’ em evento hídrico em São José do Egito
‘Visita de Bolsonaro a Pernambuco resgata compromisso com os mais pobres’, diz FBC
Depois da saúde, o segundo tema mais citado como problemático na gestão é a segurança pública, com 40% das citações. Coincidentemente ou não, vários candidatos tem sugerido armar a guarda municipal, nesta campanha.
A educação é o terceiro tema citado, com 30% das citações. Na vida real, o governo do Estado autorizou a volta às aulas, mas os sindicatos de professores ameaçam começar uma greve na semana que vem.
Também objeto de propostas para mudanças, como a saída do Consórcio Grande Recife, a mobilidade aparece com 28% de citações, quando o tema é transporte coletivo.
A geração de emprego na capital é preocupação também, com 20% de citações.
Em sexto lugar, o tema da corrupção é citado com 20% de citações.
O primeiro levantamento realizado pelo Ibope, para o Jornal do Commercio e da TV Globo, já realizado após a oficialização das candidaturas, mostra João Campos (PSB) numericamente à frente dos dez adversários, com 23% das menções, mas tecnicamente empatado com Mendonça Filho (DEM) que tem 19% das intenções de voto, tendo em vista que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais (p.p).
A pesquisa também mostra, considerando este critério da margem de erro, que a segunda posição está indefinida, já que o candidato do DEM também fica em situação de empate técnico com Marilia Arraes (PT), citada por 14% dos eleitores.
A petista por sua vez está empatada com candidata do Podemos, Patricia Domingos, que aparece com 11% de menções.
Em outro patamar, em um escalão mais distante do topo, Claudia Ribeiro (PSTU), Coronel Alberto Feitosa (PSC) e Marco Aurelio (PRTB) aparecem com 1% das intenções de voto, cada um.
Já o advogado Carlos Andrade Lima (PSL), Charbel Maorun (NOVO), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (do PCO) foram citados, mas não atingem 1% de citações cada.
De acordo com o Ibope, os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 22%, ao passo que 7% não sabem ou preferem não responder.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, sem a apresentação do nome dos candidatos, João Campos sai na frente com 9% e vem seguido por Marília Arraes, com 5%, e Mendonça Filho, com 5%.
A candidata do Podemos tem 3% e outros soma 5%
Dados técnicos
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2020, com abordagem presencial.
Na amostra, foram entrevistados 805 votantes.
A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
A pesquisa contratada por Editora Jornal do Commercio Ltda e Globo Comunicação e Participações S/A.
O Registro Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco foi feito sob o protocolo Nº PE09685/2020
Fonte :Blog do Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário