sábado, 3 de outubro de 2020

O cenário embolado do Recife

Ontem foi ao ar a primeira pesquisa IBOPE divulgada pela TV GLOBO e vale uma reflexão para todos nós. Primeiro porque a pesquisa Ibope, bem como a Datafolha serve sempre de parâmetro para a maioria esmagadora dos eleitores e pela tradição são dois institutos com bastante credibilidade no estado. Até o momento, tínhamos algumas pesquisas de vários meios de comunicação. 

Pesquisa vale salientar não é quem define a eleição, mas mede o momento e mostra como está o Recife e como tende a caminhar. 

Primeiro: Temos como líderes da pesquisa João Campos e Mendonça Filho que estão com 23% e 19% com uma vantagem para o candidato do PSB. Com 3 pontos de margem de erro, João e Mendonça estão tecnicamente empatados. João pode ter entre 26 e 20, Mendonça entre 22 e 16. Indefinição também no terceiro lugar onde Marília Arraes aparece com 14% (17 ou 11) e Patrícia Domingos 11% ( 14 ou 8).

Existe no entanto um fator que desfavorece tanto João Campos quanto Mendonça Filho: Ambos são os mais rejeitados. 36% dos recifenses não votariam neles de jeito nenhum. Essa rejeição pode aumentar ou diminuir com o dia a dia da campanha. Para analistas, quando um candidato chega a ter 40% de rejeição a sua campanha passa a correr sérios riscos. 

Já o fator rejeição que atrapalha vários candidatos, não atrapalha a Delegada Patrícia Domingos. Apenas 10% dizem que não votam nela. Número de rejeição menor também o deputado Marco Aurélio (PRTB) e  Cláudia Ribeiro (PSTU). 

Hoje o cenário está favorável para João Campos e Mendonça, mas tem muita sola de sapato a ser gastada nos próximos dias.  A eleição do Recife sem dúvidas será uma das mais emocionantes.

Um segundo turno entre PT e PSB como propagavam por aí está a cada dia mais longe da realidade.

O fator positivo de João Campos - O candidato do PSB, João Campos, tem muito o que comemorar com a pesquisa Ibope. Ele vem levantando a bandeira do PSB no estado e mesmo assim obteve o primeiro lugar na pesquisa. Isso é um bom sinal, se for olhar pela conjuntura atual.

O mito, omisso - O Presidente Jair Bolsonaro não falou nada sobre a disputa pela prefeitura do Recife e sua omissão pode custar muito  a direita na capital. Lula, a antitese de Bolsonaro, sempre fez questão de participar de campanhas pela prefeitura e pelo governo do estado em todo o Brasil. O futuro julgará se Bolsonaro está certo.

A grande prejudicada - O prejuízo da pesquisa ibope vai com certeza para a candidata do PT, Marília Arraes que se gabava de estar liderando todos os cenários. Marília foi engolida por Mendonça Filho e pelo seu rival e inimigo político, o primo João Campos. Até o presente momento o PSB tem acertado na estratégia de deixar Marília bem à vontade. Em 2022, ela provavelmente não será nem a sombra do que foi em 2018.

Projeto, Marco Aurélio - O candidato a prefeito do Recife, Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), divulgou nesta sexta-feira (02) mais um projeto do seu plano de governo, dessa vez em relação ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O candidato promete isenção do IPTU para pessoas acima de 65 anos e descontos para quem usar bandeira do Brasil em frente da casa. 

Ficha Suja - Em Garanhuns o Prefeito Izaias Régis vai sair do governo municipal com o nome sujo.O TCE-PE emitiu parecer prévio pela rejeição de suas contas do ano de 2017, primeiro ano do segundo mandato. Para o Tribunal, Izaias Regis não obedeceu a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Contas aprovadas em Belém - Ontem (02/10/2020), o Prefeito Rolph Junior (Republicanos) teve suas Contas de Governo do ano de 2018 julgadas e aprovadas. As mencionadas contas tiveram como seu Relator o Exmo. Sr. Conselheiro Carlos Porto.

Candidatura ameaçada em Palmares - O Ministério Público de Pernambuco solicitou a impugnação da candidatura de José Bartolomeu de Almeida Melo Junior, ou “Júnior de Beto” (PP/PE). De acordo com o pedido, a candidatura de Júnior de Beto seria irregular, pois a convenção partidária no período pré-eleitoral foi presidida por seu pai e ex-prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo (Beto da Usina), que teve os direitos políticos cassados por oito anos, em decisão transitada em julgado.

Impugnação em Cupira - O Ministério Público pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito de Cupira Sandoval Luna (PP). Segundo o documento, em 23/08/2017 os ministros do Tribunal de Contas da União, em sessão ordinária, proferiram decisão no referido processo, que teve por objeto a ‘Tomada de Contas Especial. Este processo foi julgado em 10 de agosto de 2016. Além disso, a Câmara de vereadores de Cupira em 30 de dezembro de 2019 rejeitou as contas de 2013 do ex-prefeito Sandoval o deixando inelegível.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte :Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário