Embalado com o governo do presidente Lula no Palácio do Planado, o PT de Pernambuco está se movimentando para sair fortalecido nas eleições de 2024. O foco é conseguir o maior número possível de prefeitos e vereadores no estado, visando as eleições de 2026.
E um dos principais alvos dos petistas no momento é a cidade de Jaboatão dos Guararapes, a segunda maior cidade em termos populacionais e o maior reduto bolsonarista e evangélico de Pernambuco.
Sabendo que a tarefa não será fácil, o PT está fortalecendo o diretório municipal e planeja lançar candidatura própria, apostando na popularidade de Lula, que vem melhorando consideravelmente – inclusive entre os evangélicos, e nos investimentos vultuosos que o governo federal está destinando para o estado através do PAC.
Os planos petistas para Jaboatão estão sendo coordenados pelo deputado estadual João Paulo, que já disputou a prefeitura da cidade na década de 1990, e pelo senador Humberto Costa. Os dois, coincidentemente, trataram sobre a sucessão de Jaboatão em agendas distintas com petistas da cidade nas últimas horas. Humberto recebeu o Dr Alfredo Costa em Brasília e João Paulo recebeu Rafael em Recife. Na pauta, os planos para derrotar o atual prefeito, o bolsonarista Mano Medeiros, apadrinhado de Anderson Ferreira.
Quanto aos nomes que poderão ser apoiados pelo partido de Lula na cidade, o mais cotado no momento é o nome de Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão e do Cabo de Santo Agostinho, e que lidera todos os cenários. O nome do ex-prefeito, inclusive, foi citado nesta quinta-feira (17) por João Paulo, com quem o deputado afirmou que o partido estaria mantendo “diálogos”. Uma coisa é certa, o time de Lula vai entrar com força em Jaboatão e tentar acabar com o reinado de Anderson/Mano que beira os oito anos.
CURTAS
Aprovado – O prefeito de São João, Wilson Lima, comemorou nesta quinta-feira (17) com o parecer do TCE favorável à aprovação de suas contas de 2021. O tribunal enviou o parecer para a Câmara de Vereadores da cidade, que é quem tem competência para dar o veredito final.
Aprovação recorde – A gestão da professora Elcione Ramos está ganhando cada vez mais reconhecimento na cidade de Igarassu. A prefeita alcançou 85,7% de aprovação, conforme pesquisa divulgada pela Revista Total. A prefeita atribui os bons índices de popularidade aos investimentos feitos estrategicamente às áreas da saúde e educação.
Torrando dinheiro – Contrariando a crise dos municípios pernambucanos devido à queda do ICMS e do FPM, a gestão do prefeito Dr Aluizio (PL) anunciou mais uma grande festa para Tracunhaém. O evento chamado de “Revivendo o São João” vai acontecer nesta sexta-feira (19) e sábado (20), com pelo menos oito atrações, além das despesas com palco, som e iluminação, o que requer um bom investimento dos cofres públicos. E piorando a situação, a cidade tem um Parque de Eventos com estrutura montada que não será usado, uma vez que a gestão optou por alugar uma estrutura particular.
Assobio silenciado – Conhecido por interromper as sessões da câmara de vereadores de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, na base do assobio, o vereador Rinaldo do Santo Afonso (PDT) foi julgado pela justiça por improbidade administrativa por possível caso de rachadinha, como é popularmente conhecida, onde o político indica funcionários para a gestão pública e recebe uma parte do salário deste funcionário de volta. A sentença em primeiro grau foi assinada pelo juiz, Diógenes Lemos Calheiro, reforça a existência de áudios comprovando o crime, mas a decisão ainda cabe recurso.
O povo quer saber: Quem será o candidato a prefeito de Lula em Jaboatão dos Guararapes?
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário