terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Prefeitos elogiam nova forma de diálogo com Governo do Estado

 


Prefeitos elogiam nova forma de diálogo com Governo do Estado

A governadora Raquel Lyra (PSDB) encerrou ontem uma série de conversas com os prefeitos pernambucanos. Este primeiro encontro após sua posse mostra uma nova forma de diálogo entre a governadora e os gestores municipais. O Governo avaliou o encontro como positivo e os prefeitos também. Alguns, ouvidos pelo Blog, chegaram a comentar que se surpreenderam com o chamamento da tucana já neste primeiro momento tendo em vista que ela ainda está tomando pé da situação do estado. A aproximação de Raquel com os prefeitos diretamente mostram uma nova forma de relacionamento entre o Governo e os municípios.

Todos os prefeitos sejam de partidos de situação quanto partidos de oposição teceram elogios a iniciativa. Agora, passado o período de diálogo entre a governadora e os prefeitos é importante analisarmos o efeito que teremos nos municípios.

“Estamos ouvindo os prefeitos e prefeitas, mas, sobretudo, criando uma metodologia de trabalho que permita que tenhamos uma distância muito menor do Estado para com os municípios. E, sem sombra de dúvida, os temas de segurança hídrica, de acesso à água, o sistema de emprego, de infraestrutura das estradas, de segurança e de saúde, são temas que têm tocado a vida de todos os pernambucanos. Estamos construindo uma estratégia para elencar prioridades e podermos ser mais eficientes na atuação do Governo do Estado de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

A tucana que encerrou no ano passado o mandato de prefeita de Caruaru sabe muito bem como é a vida e o dia a dia dos prefeitos e muitas vezes o Governo do Estado ficava a uma certa distância. O encontro aconteceu juntamente com a divulgação de um déficit deixado pela gestão anterior: 567 milhões e recursos livres em caixa somando R$ 395 milhões, dos quais R$ 303 milhões já estavam comprometidos.

Segundo o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, o resultado recebido carrega consequências. “O quadro apresentado gerará impacto no selo Capag, mas a gestão da governadora Raquel Lyra já está tomando as medidas necessárias para retomar o equilíbrio fiscal do Estado”. E é neste cenário que a tucana inicia o seu governo com a responsabilidade de colocar contas em dia e atender as demandas dos municípios.

Aproximação -  A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que o encontro foi não só para ouvir os prefeitos, mas sobretudo encontrar uma metodologia de trabalho que permita reduzir a distância entre o estado e municípios. Raquel solicitou, antecipadamente, que cada um dos prefeitos levassem a ela três prioridades, de preferências coletivas.

Indicação - O Governo de Pernambuco indicou Marcio Guiot como novo presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Ele foi diretor da Brasil Terminal Portuário, porto de Itapoá e Libra Terminais Santos. Também ocupou a superintendência da Ceará Terminal Operator (CTO), no Complexo de Pecém.

Perdido - A Assembleia Legislativa de Pernambuco caminha para uma eleição pacificada para a presidência e para a primeira secretaria. Sem condições de ter construído o seu nome para a primeira secretaria, Aglailson Victor (PSB) pensa em disputar a primeira vice-presidência da Casa com a deputada Simone Santana. No entanto, o parlamentar está mais perdido do que cego em tiroteio e deve sofrer uma derrota acachapante caso leve seu projeto até o fim.

Disputa - Se na Alepe a eleição para a presidência está pacificada e na Câmara Federal também, o mesmo não se pode dizer do Senado. Uma disputa acirradíssima entre os senadores Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho promete animar o primeiro dia de fevereiro. Nas redes sociais a pressão sobre os senadores para derrotar Pacheco está sendo intensa.

Bem pontuado - O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) postou em suas redes sociais que embora discorde de quase tudo o que pensa a deputada federal eleita Clarissa Tércio (PP) não há o que cogitar em cassar seu mandato. Segundo Novaes, e tem razão, a parlamentar foi legitimada por uma parcela significativa dos pernambucanos. "Que se puna, mas tirar dela e dos cidadãos a representação política, não" disse o deputado com um grande discernimento e lucidez.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário