quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

PP pode influenciar na disputa pela primeira-secretaria da Alepe

 

Foto: Divulgação

Segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco com oito parlamentares, o PP, que é presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte, poderá ser determinante na escolha do primeiro-secretário, cuja disputa possui os deputados Aglailson Victor, Claudiano Filho, Francismar Pontes, Gustavo Gouveia e Rodrigo Novaes.

Segundo contas preliminares, o deputado federal Eduardo da Fonte teria influência sobre dez votos na Casa de Joaquim Nabuco. Além dos integrantes do partido e do deputado estadual Dannilo Godoy, um décimo parlamentar seguiria sua orientação.

Isso daria forte poder de negociação e consolidação para o nome que vier a vencer a primeira-secretaria, uma vez que tirando os dez votos sob a liderança do progressista, sobrariam apenas 39 votos, e nenhum postulante ao cargo de primeiro-secretário teria os 25 votos necessários para vencer a disputa. Portanto, o PP, que permanece com o deputado estadual Antonio Moraes na disputa pela presidência da Casa, poderá ter grande poder de negociação na definição da mesa.

Diante do exposto, um parlamentar em reserva contesta a versão de que Alvaro Porto já estaria consolidado, e que até a próxima quarta-feira não só a disputa pela primeira-secretaria poderá ser resolvida pelo PP como até mesmo uma reviravolta na disputa pela presidência, algo até então pouco considerado devido ao sentimento de favoritismo do tucano na disputa.

Sem vetos – Ainda de acordo com este parlamentar, o PP não teria vetos a Aglailson Victor nem a Gustavo Gouveia, que são os mais cotados na disputa pela primeira-secretaria, e o que seria levado em conta na hora da definição é a melhor sinalização de composição apresentada por um dos postulantes.

Encontro – O deputado estadual Antonio Moraes (PP) teve um encontro com a governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas na última segunda-feira. Nos bastidores, há quem aposte que a tucana irá fazer algum movimento em favor do progressista, porém não se sabe qual.

Expectativa – O principal concorrente de Antonio Moraes, Alvaro Porto, também é aliado da governadora, inclusive foi o único deputado reeleito a estar ao seu lado desde o primeiro turno. Por isso, há dúvidas quanto a uma movimentação mais efetiva do Palácio em favor de algum candidato na disputa pela presidência.

Perda – Foi muito lamentado o falecimento do ex-presidente da Câmara Municipal do Recife, o ex-vereador Mauro Godoy. O ex-parlamentar construiu uma trajetória de muita dedicação ao Recife e constituiu-se num dos importantes quadros do MDB.

Presentes – A reunião convocada pela governadora Raquel Lyra com os quatorze prefeitos da RMR teve a presença de todos os gestores da região. Na pauta, a discussão sobre obras estruturantes para a região, como o Arco Metropolitano e a requalificação do Metrô do Recife.

Raul Henry – Não é só a secretaria de governo da prefeitura do Recife que poderá ter novo titular. Há quem aposte na indicação do deputado federal Raul Henry para a Educação. O problema é que o parlamentar entraria no lugar de Fred Amâncio, que faz um trabalho elogiadíssimo na gestão de João Campos.

Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra irá se envolver na disputa pela mesa diretora da Alepe?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário