Após meses de articulações e queda-de-braços, os deputados estaduais entraram em consenso em torno dos nomes de Álvaro Porto (PSDB) para presidente e Gustavo Gouveia (SD) como 1º secretário. O gesto final veio da bancada do PSB e alguns atores do PP.
Com o passar do tempo, o cenário foi se afunilando com a desistências de uns e a inviabilidade de outros. As construções feitas por Porto e Gouveia foram de uma competência que blindaram qualquer tipo de interferência externa.
Faltando quatro dias para a eleição, a coluna obteve a informação que todos os partidos terão um representante na Mesa Diretora. Até o Patriota que só fez uma cadeira também será contemplado. Essa é a mensagem de unidade que os condutores da eleição está querendo enviar à sociedade: a Assembleia Legislativa volta a ter unidade.
RECADO DADO - O pedido de desfiliação ao PSB feito pelo ex-governador Paulo Câmara foi um claro recado a cúpula da legenda que trabalhou para vetar seu nome. Cotado para presidência do Banco do Nordeste, ele não precisava se desfilar, apenas sair da direção do partido. Inclusive, a mudança da lei das estatais ainda vai passar pelo crivo do Senado.
AÇÃO E REAÇÃO - A saída de Paulo do PSB poderá gerar uma saída de vários prefeitos pernambucanos da legenda. O efeito será sentido no resultado das urnas na eleição municipal de 2024. Mesmo encerrando o Governo com alta rejeição, o ex-governador tem um bloco de prefeitos que são gratos a ele pelo êxito de suas gestões.
HORA DE CRESCER - Com essa baixa que o ninho socialista deve ter, a governadora Raquel Lyra terá em suas mãos a força de fazer o PSDB tomar o protagonismo da cena política municipal em todas as regiões do Estado. O mesmo movimento que outrora o próprio PSB teve com a ascensão de Eduardo Campos ao Governo em 2007.
ENCONTRO DAS MESAS - Termina hoje o encontro das Mesas Diretoras das Câmaras Municipais de Pernambuco realizado pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O evento está sendo sediado na cidade de Bonito, no Agreste pernambucano.
CARNAVAL EM ALTA - No lançamento da programação do Carnaval do Recife, o prefeito João Campos (PSB) anunciou a ampliação dos polos e prometeu fazer o maior festejo de momo da história. Esse é o primeiro de sua gestão devido a pausa de dois anos por causa da pandemia.
FORA DA LISTA - Mesmo com algumas notícias veiculadas na imprensa local, o nome da deputada Clarissa Tércio (PP) não está na lista dos que podem ter seus diplomas anulados pelo Supremo. Em outras palavras, sua posse acontecerá sem intercorrências no dia 1º de fevereiro.
PINGA-FOGO: Paulo Câmara vai para o PT?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário