Na próxima terça-feira, se encerrará o mandato do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que ao longo de quarenta anos de vida pública desempenhou funções importantes na sua Petrolina, em Pernambuco e no Brasil, como prefeito, deputado estadual, deputado federal, secretário de estado, ministro e senador.
Ao longo deste período, o parlamentar ficou marcado por ser um trator para trabalhar. Serviu aos governos de Roberto Magalhães, Miguel Arraes e Eduardo Campos passando por importantes secretarias, serviu ao governo Dilma Rousseff como um grande ministro da Integração Nacional e exerceu com maestria a liderança dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro no Senado Federal.
Nas eleições de 2022 tinha uma eleição líquida e certa para a Câmara dos Deputados, mas preferiu passar o bastão para Miguel, que disputou o governo de Pernambuco e para os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, que foram reeleitos com expressivas votações. A partir da próxima quarta-feira, Fernando Bezerra Coelho não estará mais no Senado para defender os interesses de Pernambuco, seu tom conciliador e sua experiência como parlamentar, com grande qualificação técnica e política, farão muita falta na capital federal.
O próprio senador já disse que não deixará a política, pois não precisa de mandatos para atuar nela, seguirá a carreira de consultor na iniciativa privada, mas toda sua experiência e seu trânsito na capital federal certamente serão bastante procurados, uma vez que não será apenas um excelente consultor mas principalmente um grande conselheiro e conciliador nos momentos que Pernambuco e o Brasil precisarem.
Encontro – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, terá encontro com o presidente Lula nesta sexta-feira em Brasília. Na pauta, a tucana irá pedir uma solução para o metrô do Recife, cuja gestão é de competência federal. Na campanha, Raquel prometeu resolver o problema do equipamento que está completamente sucateado.
Apoio – O deputado estadual Gustavo Gouveia conquistou mais um importante apoio na disputa pela primeira-secretaria. O PL do deputado federal André Ferreira, que tem cinco deputados estaduais e o Patriota do deputado Joãozinho Tenório, oficializaram apoio ao parlamentar do Solidariedade, que chega fortalecido nesta reta final da disputa pelo cargo.
Articulação – Apesar do leve favoritismo de Gustavo Gouveia na disputa pela primeira-secretaria conquistado nos últimos dias, parlamentares apostam numa aliança entre PSB, PP e União Brasil para fazer um contraponto ao parlamentar do Solidariedade. No script estaria um entendimento entre Aglailson Victor e Antonio Coelho para apresentar uma candidatura capaz de bater de frente e lutar com as mesmas armas contra Gouveia.
Resquício – O entendimento de Antonio Coelho com Aglailson Victor contra Gustavo Gouveia ainda é um resquício da disputa pelo governo de Pernambuco, quando o deputado e o seu irmão, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, decidiram abandonar o palanque de Miguel Coelho e migraram para o de Marília Arraes.
Inocente quer saber – Gustavo Gouveia será vitorioso na disputa pela primeira-secretaria da Alepe?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário