sábado, 28 de janeiro de 2023

Cenário de eleição pacificada na Assembleia Legislativa

  

Durante esta semana o que se viu na imprensa foi uma verdadeira enxurrada de apoios recebidos pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) que muito provavelmente será eleito presidente da Assembleia Legislativa e pelo deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade) que também deverá ser eleito para a primeira secretaria. Digo muito provavelmente porque eleição seja ela para o que for só devemos cantar ou anunciar vitória quando todos os votos estiverem contados e os resultados divulgados. Mas, toda a conjuntura política e toda a arquitetura em busca de apoios estão colocando no comando do legislativo estadual com o apoio esmagador dos eleitos e que irão tomar posse na próxima quarta-feira de nomes novatos nesse meio e de partidos que disputaram o comando do estado no segundo turno: o PSDB e o Solidariedade.

Todo mundo sabe e tem noção de que para se chegar ao ponto de uma eleição para comandar a Assembleia Legislativa é muito importante não apenas o partido mas também a condução de conversas, de articulações e de espaços. E, Álvaro Porto conseguiu construir este ambiente favorável ao seu nome durante este período que se iniciou tão logo o resultado do primeiro turno foi divulgado. O tucano embora não torna-se público mas já se sabia que a sua vontade era de realmente comandar a Assembleia Legislativa. Vale a lembrança como já fizemos aqui durante esta semana que o parlamentar disputou no final de 2020 a presidência da Assembleia e contou com um número bastante significante para aquele período: 14 votos.

Diga-se o mesmo de Gustavo Gouveia que soube trabalhar bem o seu nome e agir no momento certo. Quem também buscava esta mesma vaga que Gustavo está tão perto foram nomes como Aglailson Victor (PSB), o nome mais forte, Claudiano Martins (PP), Francismar Pontes (PSB) e Rodrigo Novaes (PSB). Rodrigo e Francismar anunciaram apoio a Gustavo Gouveia e até o momento o PP de Claudiano Martins não se posicionou. Embora a bancada do PSB tenha decidido caminhar também com a postulação de Gustavo Gouveia, o deputado Aglailson Victor que é da legenda não acompanhou. O que é normal vindo deste parlamentar.

Desfiliação - O ex-governador Paulo Câmara solicitou ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sua desfiliação da legenda. Paulo disse na carta que entrou no PSB atendendo a um convite do governador Eduardo Campos para ser seu sucessor, missão que foi encerrada no último dia 31 de dezembro. O ex-governador disse que tendo em vista ter encerrado a missão a ele confiada, não vê mais motivo para permanecer na legenda. 

PSB - O PSB de Pernambuco que é comandado pelo deputado estadual Sileno Guedes tem como prioridade à reeleição do prefeito João Campos no Recife. O jovem socialista também está sendo preparado para futuras disputas ao Governo de Pernambuco.

Pautas - A conclusão de obras hídricas como barragens e adutoras, investimentos nas áreas de mobilidade, a exemplo da situação do metrô, além de investimentos em habitação foram os principais assuntos apresentados pela governadora Raquel Lyra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chefe do Executivo Estadual esteve ao lado dos 26 governadores durante reunião que aconteceu ontem.

Apoio - A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, a ser composta pelo deputado reeleito Álvaro Porto e os eleitos Débora Almeida e Izaías Regis, anunciou apoio à candidatura do deputado estadual Gustavo Gouveia (SD) para a primeira secretaria da Casa. A decisão endossa a série de adesões que diversas bancadas vêm externando ao pleito do parlamentar do Solidariedade em associação às declarações de apoio à candidatura de Álvaro Porto para a presidência da Alepe.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário