
A vitória de Raquel Lyra em Pernambuco deu a ela uma força para assumir a virada de página que o PSDB nacional precisa. O encontro dela ontem com o governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite já tem esse tom. Ele é um nome forte para assumir a presidência do partido ante Aécio Neves que sonha em comandar a sigla com apoio dos congressistas.
Os tucanos saíram das urnas fragilizados, com redução da bancadas, mas com três governadores. Eles terão um encontro essa semana com o presidente Bruno Araújo e toda a executiva nacional da legenda. O objetivo do encontro é pensar os próximos passos do partido após a vitória de Lula e uma possibilidade de compor com o novo governo.
Pernambuco já ofertou ao ninho tucano dois presidentes: Sérgio Guerra e Bruno Araújo. Se consolidar a briga entre Leite e Aécio, Raquel poderá aparecer como tercius e assumir a legenda mesmo sem estar nos seus planos. A derrota em São Paulo após quase três décadas mudou a geografia política do PSDB que dependerá dos novos quadros para sair das cinzas.
TRANSIÇÃO – De volta após um descanso breve na capital baiana, Raquel Lyra volta a discutir a transição com a vice-governadora eleita Priscila Krause que deve ser nomeada como coordenadora da equipe do novo governo. A expectativa que essa equipe seja anunciada e os nomes apresentados servirão de indicativos para a composição do secretariado.
MARAIAL – O candidato do PSB, Marlos Henrique abriu o dobro de pontos na pesquisa Simplex divulgada com exclusividade por este blog. Com essa vantagem considerável fica mais difícil para Tati da Farinha (Avante) reverter o quadro em Maraial, na Mata Sul. A eleição suplementar na cidade está marcada para o dia 27 de novembro.
SEMANA EM BRASÍLIA – Um grupo grande de prefeitos vão à Brasília para conquistar emendas parlamentares na última semana que elas poderão serem liberadas. Um deles é o prefeito Yves Ribeiro (MDB), que tentará emendas para impulsionar obras e ações do Programa Acelera Paulista (PAP). O emedebista embarca amanhã para a Capital Federal.
RÁPIDAS
NOVA REUNIÃO – De olho na eleição da Mesa Diretora da Alepe o grupo de parlamentares terá uma nova reunião esta semana. Ficou combinado que desta vez alguns quadros do PP irão ser convidados para integrar o blocão. Eles estão mirando os insatisfeitos. A pauta da reunião pela primeira vez chegará à mesa da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB).
MANIFESTAÇÃO – O domingo foi marcado por manifestações em frente aos quartéis em todo País. Em Recife, o Comando Militar do Nordeste foi o local escolhido pelo manifestantes que passaram o dia pedindo uma intervenção. Sem uma pauta muito clara, muitos deles estão aguardando o relatório da auditoria feita pelas Forças Armadas que será apresentada hoje.
PINGA-FOGO: A auditoria das urnas feita pelas Forças Armadas trará algum fato novo?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário