Mesmo com as sonoras vaias, o evento de ontem comandado pelo presidente Lula (PT) conseguiu ganhar destaque na política local, ao reunir no mesmo palanque a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB). Ambos saíram vitoriosos pelos acenos do presidente e pelas liberação de recursos.
O saldo também foi positivo para o próprio presidente, que quer passar a imagem de estadista por onde passa. A ida ao Palácio do Campo das Princesas foi o gesto mais simbólico da viagem presidencial. A assinatura do acordo entre o Estado e a União poderia ter sido feita no Geraldão, mas Lula optou em acenar para Raquel.
Por fim, desprestigiados em toda agenda, os petistas terão que se conformar em ver seu líder mor fazendo acenos para todo mundo, menos para eles mesmos. É aquela máxima da política: “os de casa a gente vê depois”.
VAIAS VIRAM ROTINA - Na última vez em que veio ao Recife, o presidente Lula colecionou vaias aos seus aliados. Naquela ocasião, Danilo Cabral (PSB) foi a principal vítima. Mas Lula não foi enfático na defesa do candidato do PSB como foi à Raquel ontem. A busca pela pluralidade no palanque dá nisso. Uma hora o público não entende mais e as vaias são a resposta a isso.
REPETINDO EDUARDO - Principal herdeiro político do saudoso governador Eduardo Campos, o prefeito João Campos mostrou sua relação de proximidade com o presidente da República. Lula e Eduardo faziam uma dobradinha forte e João está se consolidando para repetir isso.
PREFEITOS GOSTARAM - Sem recursos para pagar o piso nacional da enfermagem, os prefeitos presentes no Geraldão gostaram da cobrança direta ao presidente Lula. “Espero que agora ele se sensibilize, ele sentiu na pele um pouco do que passamos todos os dias no nosso município”, revelou um dos gestores, em reserva.
FRASE DO DIA: “Vocês que estão vaiando a governadora, saibam que também estão vaiando a mim. Ela é minha convidada neste palco. Eu queria saber se todos esses que estão vaiando tiveram o mesmo empenho para vaiar o governo Bolsonaro durante quatro anos”, disse o presidente Lula, ao criticar vaias à governadora.
CRITICOU - O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, criticou os anúncios de Lula em sua passagem pelo Nordeste. Para Anderson, falta ao presidente da República um plano de desenvolvimento regional para a parte do Brasil que garantiu sua vitória nas urnas.
CUSTÓDIA - Com o rompimento da vice-prefeita, o prefeito Manuca saiu no saldo positivo. Já conquistou o apoio de um vereador e de três suplentes. Além disso, com a boa aprovação de seu governo, o gestor deve ampliar seu grupo e emplacar com folga o sucessor.
HOMENAGEM - O prefeito de Nazaré da Mata, Nino Nascimento, presenteou o presidente Lula com uma gola de caboclo de lança, e aproveitou para falar do Carnaval da cidade. Nazaré é conhecida até internacionalmente pelo encontro de maracatus durante os festejos de momo.
PINGA-FOGO: As vaias tiraram o brilho do evento de Lula?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário