Com a eleição da primeira governadora da história, Pernambuco virou a chave e iniciou uma nova fase na política estadual, tendo a mulher como protagonista em várias áreas.
A vitória de Raquel Lyra colocou luz à mulher como centro de muitas decisões. O gesto da governadora ontem de receber manifestantes em frente ao Palácio é a prova de que pautas que antes eram apenas para foto hoje são assumidas pra valer.
O protagonismo feminino na política se estende à bancada federal, composta por três deputadas, a maior representação feminina da história do estado. Destaque também para a eleição de Teresa Leitão, se consolidando como a primeira senadora a representar Pernambuco no Congresso Nacional.
Um dia após o Dia Internacional da Mulher, fazer uma análise sobre o papel feminino na política estadual é a nossa homenagem à todas que têm que mesclar sua vida pessoal com a pública.
ESTREANTE... - Recém-chegada no Congresso Nacional, a deputada Iza Arruda (MDB) já conseguiu um feito interessante: subir na Tribuna da Câmara dos Deputados por duas vezes no mesmo dia. Por ocasião do Dia da Mulher, ela discursou pela manhã em nome do seu partido, e à tarde por inscrição própria.
...NA TRIBUNA - Em suas palavras, Iza Arruda destacou sua trajetória política e seu alicerce em Vitória de Santo Antão, além de enaltecer e fazer memória às mulheres na política, como Cristina Tavares, primeira mulher deputada por Pernambuco, além de destacar a ministra Simone Tebet.
FRASE DO DIA - “Estou aqui para ouvir essa pauta de reivindicações e propor a criação de um grupo de trabalho com representantes das entidades de mulheres para que a gente possa fazer a discussão dessas propostas dentro do governo, com as diversas secretarias, entre elas as de Agricultura, Habitação, Educação e Saúde”, disse a governadora Raquel Lyra, ao receber manifestantes em frente ao Palácio.
ACENO ÀS DEPUTADAS - No dia da Mulher, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ficou composta apenas por mulheres: Simone Santana (PSB) na presidência; Rosa Amorim (PT) na primeira-secretaria; e Dani Portela (PSOL) como segunda-secretária.
UVP - A Oposição na União Vereadores de Pernambuco (UVP) acusa o atual presidente, Léo do Ar, de não divulgar o edital da eleição. Por sua vez, Léo diz que foi publicado no Diário Oficial. O fato é que apenas uma chapa foi registrada.
PINGA-FOGO: A eleição da UVP será judicializada?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário