sexta-feira, 10 de março de 2023

Aumenta a procura do PSDB para às eleições municipais de 2024

 

Uma coisa que é normal acontecer em Pernambuco é a procura pela legenda do governador para se candidatar a Prefeitura das cidades nas eleições municipais. Foi assim com o MDB e PFL (na época) nos anos de 2000 e também em 2004, enquanto Jarbas esteve no cargo de governador e Mendonça no cargo de vice. Foi assim nos anos de 2008 e 2012 com Eduardo Campos no cargo de governador, a procura pela legenda do PSB aumentou muito e também pelo PDT, partido que abrigava João Lyra Neto. 

Esse costume se modificou nos anos de 2016 e 2020 quando o PSB mesmo ainda disputando inúmeras prefeituras e obtendo sucesso em grande maioria, viu crescer outras legendas como o PP, o PL, e o MDB. Agora, com a eleição de Raquel a expectativa é de que haja um crescimento grande de buscas pelo PSDB, partido que a tucana comanda em Pernambuco e é vice-presidente nacional.

Algumas lideranças políticas que estão pensando em disputar a eleição municipal no ano que vem, já trazem na mente o PSDB como partido preferencial, mesmo sem saber ainda como será a atuação da governadora Raquel Lyra na campanha. O trabalho de Raquel como presidente do PSDB estadual aumentou a representação da legenda em Pernambuco que passou a contar com três representantes na Alepe, com a própria no Governo do Estado e também com o comando do legislativo estadual com a eleição de Álvaro Porto.

Já na fase da pré-campanha, alguns prefeitos fizeram questão de acompanhar Raquel Lyra mudando de legenda, como por exemplo a prefeita de Catende, dona Graça. Elcione, prefeita de Igarassu também já disse que o caminho natural é se filiar ao PSDB. 

Na chapa - Alguns prefeitos de partidos da base aliada da governadora que já tem compromissos firmados com outras legendas, devem dar espaço na majoritária ao PSDB, nem que seja na vaga de vice-prefeito. Em alguns municípios já se observa a montagem de uma chapa puro sangue com dois tucanos, tendo em vista que muitos desses candidatos, principalmente em cidades pequenas, saem com apenas um partido disputando prefeitura e câmara municipal.

Agenda - Raquel Lyra participa hoje da abertura da Exposição Pioneiras, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

Firmeza - A governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause e secretárias estaduais receberam, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na noite do dia 08, um grupo de mulheres que participaram do “Ato 8 de Março”, que reivindicava a garantia de direitos para a população feminina pernambucana. Na ocasião, Raquel recebeu uma carta com as demandas das manifestantes e garantiu que a sua gestão será focada em políticas públicas e no combate à violência contra a mulher.

Federação I - O PSB aprovou ontem a federação partidária com o Solidariedade e o PDT. A decisão autoriza o presidente nacional da sigla socialista, Carlos Siqueira, a estabelecer o diálogo com as demais legendas. Embora tenha havido aprovação por parte dos socialistas, nem o PDT e nem o SD se manifestaram ainda sobre esta possibilidade.

Federação II - O PSB negociou até 2022 uma federação com PT, PC do B e PV, mas acabou ficando fora. Temia ficar sob hegemonia petista, que tem bancadas maiores. Agora um acordo deve sair porque o partido tem tamanho semelhante ao PDT. A bancada pessebista tem 14 integrantes na Câmara, enquanto a do PDT tem 17. O Solidariedade tem só 3 deputados federais.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário