Com a ascensão da Procuradora Estadual Raquel Lyra ao cargo de governadora de Pernambuco muita gente se pergunta o que se pode esperar de uma futura administração da tucana. Pela primeira vez, o PSDB vai comandar o executivo estadual em um momento que o pernambucano se enche de esperança de dias melhores. O PSDB irá suceder o PSB após dezesseis anos de comando em Pernambuco que começou na gestão de Eduardo em 2007. Raquel Lyra, governadora eleita, já fez parte da gestão de Campos e sabe o modo como Eduardo trabalhava.
Durante a campanha, muita gente identificou em Raquel alguns traços da forma como Eduardo atuava principalmente nos guias eleitorais e debates. Recuperar a autoestima dos pernambucanos após uma pandemia, crise econômica, problemas políticos não será tarefa fácil, mas é sim alcançável e cabe a Raquel tocar essas mudanças que são tão desejadas pela população. Mudanças na saúde, na segurança, na infraestrutura, desenvolvimento e geração de empregos. Não foi à toa que a tucana passou durante o período do Movimento Levanta Pernambuco ouvindo as demandas da população e discutindo questões de governo para a montagem desse plano que foi apresentado e aprovado pelos pernambucanos.
Caberá agora a Raquel tirar do papel. Ela sabe os caminhos. Os problemas que foram apresentados pela população são dos mais variados que vai desde a construção de estradas a problemas na Compesa. Algo que foi elogiado por Raquel foi a forma como a educação de Pernambuco vem sendo conduzida e talvez essa pasta não passe por mudanças profundas e sim algumas pontuais. "Mudar não significa acabar com tudo, mas apenas aprimorar algumas coisas que vem dando certo" disse a tucana em entrevistas sempre apontando soluções para os mais variados temas.
Eleita com uma votação expressiva de 3.113.415 votos que significou quase 60% dos votos válidos, Raquel agora precisa trabalhar junto com o presidente Lula (escolhido pelos brasileiros) para tirar obras estruturantes do papel. Quis o destino que Raquel vencesse e administrasse ao lado de um retirante pernambucano. Antes dela, apenas Jarbas e Eduardo tiveram esta oportunidade.
Senado - Durante a campanha de segundo turno, Raquel Lyra contou com o apoio expresso do senador Jarbas Vasconcelos e pode contar com sua ajuda e seu apoio no Senado Federal. Teresa Leitão, primeira mulher eleita senadora na história de Pernambuco pode ser uma ponte entre Raquel e o presidente Lula e ajudá-la a destravar projetos importantes para Pernambuco. Humberto Costa que é muito próximo de Lula poderá também não ser um empecilho para a tucana.
Contatos - Raquel Lyra recebeu durante o domingo e o dia de ontem centenas de telefonemas da classe política de Pernambuco para saudá-la pela sua eleição. Um desses telefonemas foi do prefeito do Recife, João Campos (PSB) que expressou o desejo de ter uma relação de harmonia com a governadora eleita.
Transição - O governador Paulo Câmara assinou, na manhã de ontem, o ato que nomeia a Comissão de Transição Governamental para repassar as informações oficiais à equipe da governadora eleita, Raquel Lyra.A comissão será coordenada pelo secretário da Casa Civil, José Neto, e contará ainda com os secretários Alexandre Rebelo (Planejamento), Décio Padilha (Fazenda), Marília Lins (Administração) e Ernani Médicis (Procuradoria Geral do Estado).
Recife - Chamou a atenção de todos a histórica votação de Raquel Lyra (PSDB) na capital. No Recife, Raquel conseguiu 65,32% dos votos que correspondeu a pouco mais de 632 mil votos. Marília passou a semana inteira pra cima e pra baixo em carreatas com os vereadores do Recife que a apoiavam. Dos 39 parlamentares, 29 apoiaram Marília mas não adiantou muito. A candidata derrotada do Solidariedade não chegou sequer a 40%.
Derrota - Quem também sofreu uma nova derrota eleitoral foi o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), que viu em menos de um mês o seu adversário ferrenho no município conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa e no segundo turno viu mais uma vitória de Izaias Régis que deu a Raquel Lyra quase 60% dos votos válidos. Restou a Sivaldo comemorar apenas a vitória de Lula que é unanimidade na cidade.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário