quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Lula fará o que fez em 2002?

 

Ao vencer às eleições presidenciais no ano de 2002, o então presidente Lula compôs seu governo com dois ministros pernambucanos. Por sinal, dois que iriam disputar os respectivos governos após quatro anos. ou seja, em 2006. Naquela ano Lula conseguiu se eleger mas não conseguiu fazer o seu candidato a governador que era Humberto Costa. Derrotado, Humberto foi convocado por Lula para comandar o Ministério da Saúde que lhe deu a visibilidade necessária para conseguir ser a voz de Lula aqui em Pernambuco e se viabilizar para 2006, um ano que não teríamos um nome forte suficiente na disputa mas alguém que iria para o pleito em paridade com os demais.

Nesse tempo, o PSB que apoiou Lula no segundo turno, indicou Eduardo Campos para o Ministério de Ciência e Tecnologia. 2002 tinha sido um ano muito difícil para o socialista que concorreu à Câmara dos Deputados com o avô e chegou ali nas últimas colocações. Mas, a presença de Eduardo ao lado de Lula em eventos presidencial e principalmente aqui em Pernambuco o viabilizaram para o Governo no ano de 2006. Eduardo conseguiu fazer uma grande disputa com Humberto Costa e terminou vencendo esta e também o segundo turno se tornando o governador de Pernambuco e trazendo de volta ao poder o PSB que estava fora do comando do estado desde 1999.

Agora o cenário aparece um pouco diferente e Lula não deve fazer sacrifícios escalando nomes de Pernambuco para o ministério como aconteceu em 2002. Os dois únicos nomes que podem ocupar uma vaga no primeiro escalão do governo Lula são Paulo Câmara (PSB) e o próprio Humberto Costa (PT). Isso não significa que outros nomes ficarão distantes do governo. Mas estão bem longe da prioridade do petista neste momento para ocupar algum ministérios. 

Marília Arraes - A deputada federal Marília Arraes anunciada ontem como membro da equipe de transição já havia sido pedra cantada pela CNN BRASIL. A parlamentar entra na cota do Solidariedade de Paulinho da Força depois que a parlamentar acenou com a possibilidade de deixar o partido. Sua irmã, a deputada federal Maria Arraes também fará parte.

Danilo - O deputado federal Danilo Cabral também foi anunciado em meio aos dez pernambucanos na nova safra que irão compor a equipe de transição de Lula. Danilo fará parte da equipe da Educação. Além deles outros nomes: André de Paula, Wolney Queiroz, Túlio Gadelha, Milton Coelho, Sebastião Oliveira, Tadeu Alencar e Renildo Calheiros.

Questionamento - O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que pedirá ao atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informações sobre as providências adotadas pelo o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) diante de uma “nova onda” de Covid-19. “O que a gente quer, principalmente, saber é o que o Ministério da Saúde está fazendo e está planejando fazer, especialmente, neste momento que está ficando evidente que nós estamos tendo um início de uma nova onda da Covid-19”, disse o senador.

Investigação - A FIFA vai investigar o caso do repórter Victor Pereira conversava com voluntárias pernambucanas próximo ao Lusail Stadium, quando foram surpreendidos com a atitude de alguns policiais locais. Eles apreenderam a bandeira do Estado, ao confundi-la com símbolos da causa LGBTQIA+. Além disso, confiscaram o celular de Victor, enquanto ele entrevistava as pernambucanas. O fato foi lamentado pelo governador Paulo Câmara e pela governadora eleita Raquel Lyra além de demais autoridades. Raquel Lyra disse em vídeo no seu instagram que ligou para o repórter pernambucano.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário