Soube, ontem, quando cheguei em Afogados da Ingazeira, para visitar meu pai, através do também jornalista e meu amigo Mucíolo Ferreira, da morte do jornalista José Almir Borges, 75 anos. Deus chamou mais um grande amigo, um dos primeiros chefes que tive no start da minha carreira, nos anos 80. Trabalhei com ele no antigo SIP, o Serviço de Imprensa do Governo de Pernambuco, mais tarde, com status de primeiro escalão, elevado à Secretaria de Imprensa.
Grandes homens fazem com que todos se sintam pequenos diante deles, mas o grande e verdadeiro homem é aquele que faz com que todos se sintam gigantes lado a lado, face a face, com ele. Zé Almir era um desses. Mais que um jornalista, um notável gigante na comunicação e na relação humana. Seu maior valor, a humildade. Ensinava a arte da simplicidade, da tolerância.
Egresso do Maranhão, ingressou no Bandepe, por onde palmilhou uma longa carreira no serviço público. Descoberto por Ângelo Castelo Branco, pelas mãos de quem ingressei no velho e saudoso SIP, cuidou da imagem com quem trabalhou, entre os quais os governadores Marco Maciel, José Ramos e Roberto Magalhães, com um zelo invejável. Não conseguia dormir com uma simples nota numa coluna que contrariasse o interesse deles, principalmente Roberto Magalhães, de quem foi secretário de Imprensa.
Zé Almir era uma paixão ardente não apenas pelo jornalismo. Gostava de povo, do cheiro de gente simples, uma gente que se viu em coluna social pela primeira vez numa página assinada por ele, Soçaite nos Bairros, no Diário da Noite.
Durante o dia, de paletó e gravata, Zé Almir vivia o mundo do poder, de bastidores fantásticos, que guardou em segredo pelo resto da vida, fiel escudeiro a quem nele depositava confiança. De noite, com direito a virar a madrugada, era recebido, sem paletó e de calça jeans, com tapete vermelho, no Clube das Pás, nas gafieiras e bailes populares. O Zé Almir colunista do povo era celebridade entre os excluídos.
Deu voz a esse povo, conquistou uma legião de fãs, amigos e admiradores. A sua coluna, ilustrada com bumbuns gigantes clicados no roteiro boêmio periférico, era proibitiva às primeiras damas dos governadores com os quais trabalhou. A elite não lia Soçaite dos Bairros, lia João Alberto, lia Alex, Orismar Rodrigues.
Mas o povão delirava com uma foto na coluna dele. Zé Almir vai deixar muita saudade. Pensador e filósofo chinês, Confúcio nos ensinou a imitar os homens bons e desprezar os maus. No céu, Zé Almir vai ensinar humildade. Vai dizer que o topo da inteligência é a humildade. Vai ensinar também que quanto maiores somos em humildade, mais próximos estaremos da grandeza.
Zé Almir se foi, mas nos deixou um grande aprendizado: gentileza, frugalidade e humildade. Afinal, os gentis podem ser corajosos, os frugais liberais e os humildes, condutores de homens.
Covax Facility – O governo dos Estados Unidos anunciou que irá compartilhar 75% das doses de vacinas contra a covid-19 que prometeu doar por meio do Covax Facility. O anúncio foi feito em nota divulgada pela Casa Branca, ontem. O Covax é uma aliança da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o acesso igualitário à vacina, e outros parceiros para a distribuição das vacinas. Segundo a nota do governo norte-americano, cerca de 19 milhões de doses serão distribuídas entre a América Latina e o Caribe, o Sul e o Sudeste da Ásia e a África. O Brasil deve receber doses com o grupo da América Latina e Caribe, mas não foi informado o quanto será.
Vírus da insubordinação – Generais da reserva ouvidos pelo Blog do Gerson Camarotti, ontem, manifestaram preocupação com a decisão do comandante Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira de não punir o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. Aberto um processo disciplinar, o comando do Exército considerou que não houve transgressão e anunciou que o caso está arquivado. “Isso pode disseminar o vírus da insubordinação”, alertou um dos três generais da reserva ouvidos pelo Blog na condição de anonimato.
Silencio de Mourão – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, informou que não comentará a decisão do Exército de não punir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, general da ativa, pela participação em um ato político com o presidente Jair Bolsonaro. A posição foi informada pela assessoria do vice. Mourão é general da reserva do Exército e, no mês passado, defendeu o respeito às regras das Forças Armadas que vedam a participação dos militares em atos políticos. O vice-presidente disse que a aplicação de uma punição poderia evitar "que a anarquia se instaure" nas corporações militares.
PSB contra a Copa América – Os deputados federais Danilo Cabral e Julio Delgado, ambos do PSB, ingressaram com uma ação popular, na Justiça Federal, para impedir a realização da Copa América no Brasil. Eles pedem que sejam anulados os atos administrativos relacionados à competição feitos pelo governo federal em razão da pandemia no país. “É, no mínimo, imoral a realização de um evento de tamanha envergadura, com vultuosos gastos, uso de recursos e patrimônio públicos para colocar em risco a população brasileira”, diz um trecho da ação.
Seu Direito – A TV Alepe, o canal da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), começa a veicular, hoje, o programa “Seu Direito”, produzido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco. O programa semanal terá duração de 30 minutos e vai ao ar a partir das 14 horas. O objetivo é sempre abordar e debater temas relevantes do Direito que impactam a sociedade como um todo. A apresentação da primeira edição do “Seu Direito” será feita pela vice-diretora geral da ESA, Isabela Lessa, e pela coordenadora temática de Compliance na ESA, Mariana Teles, ambas advogadas.
CURTAS
BOULOS – O ex-candidato à Presidência da República pelo PSol nas eleições de 2018, Guilherme Boulos, estará no Recife, hoje, cumprindo agenda política e social na cidade. Às 11h, ele marca presença no ato simbólico em frente ao Palácio da Justiça. Boulos também inaugurará, às 12h30, uma “Cozinha Solidária do Brasil – Vila Santa Luzia”, na Torre, Zona Oeste do Recife. Esta é a 10º cozinha inaugurada pelo MTST no País.
PFIZER – Pernambuco recebeu, ontem, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, a quarta remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech, contendo 25.740 doses. Esse quantitativo será destinado ao grupo de pessoas com comorbidades, além das gestantes e puérperas em todo o Estado.
Perguntar não ofende: Os militares do Governo Bolsonaro não vão comentar a insubordinação de Pazuello?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário