quarta-feira, 21 de abril de 2021

Muitos nomes para poucos votos

 

A corrida eleitoral de 2022 praticamente começou. Partidos estão correndo contra o tempo em uma verdadeira caça a nomes que podem dar mais robustez e assim reeleger nomes já conhecido na política. Mas para que isso se torne realidade é preciso que os caciques partidários consigam montar seus partidos para concorrerem aos cargos de deputado estadual e deputado federal.

Um dos partidos que pode sofrer com a nova legislação eleitoral caso não haja nenhuma modificação até setembro é o MDB de Pernambuco. E justamente para reeleger o único nome do partido que tem assento na câmara federal: Raul Henry. Em 2018 o parlamentar teve 87.585 votos e essa votação não garante de jeito nenhum a renovação de seu mandato. Com a nova legislação eleitoral é preciso que os candidatos tenham mais de 150 mil votos para que o primeiro colocado seja eleito.

Imagine o deputado federal Luciano Bivar que foi eleito surfando na onda de Bolsonaro e teve mais de cem mil votos. Muito diferente da votação que teve em 2014, sem Bolsonaro em que Bivar teve apenas 24.840.  Caso Bolsonaro volte para o PSL pode ser que o deputado consiga montar o partido e disputar a eleição. Mesmo assim ainda não é segura a sua reeleição. Podemos ver a reprise de 2014 quando Kaio Maniçoba (que a previsão era de ser suplente de Bivar) passou e assumiu a primeira colocação no pleito.

São 25 vagas para os parlamentares que representam Pernambuco na Câmara Federal e com os nomes que vão surgindo em 2022 é bem provável que muitos dos atuais deputados não consigam se reeleger. E não são nomes ruins ou que exercem mandatos apagados, mas deputados de renome nacional e não vão conseguir renovar os mandatos justamente pelo molde atual da legislação eleitoral.

PT na Frente - O Partido dos Trabalhadores emitiu nota na noite desta terça-feira na qual confirma que a aliança com o PSB faz parte de um ajuntamento de agremiações contra o presidente Bolsonaro. Na nota o partido diz estar aberto ao diálogo para a indicação de nomes para disputar às eleições de 2022. Na nota, o partido diz que " tem como foco central derrotar Bolsonaro e seus aliados, autores do genocídio em curso e responsáveis pela tragédia sanitária e pelas investidas cotidianas contra a democracia e contra os direitos da classe trabalhadora". 

E agora Marília? - Diante da nova posição do partido em Pernambuco de dialogar com o PSB, como ficará a deputada Marília Arraes? Será que a parlamentar seguirá a legenda ou vai contrariá-la como fez na disputa da mesa diretora da câmara federal?

Pé na estrada -  A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, visitou ontem a prefeita de Ipojuca Célia Sales. A tucana esteve acompanhada do ex-senador Armando Monteiro Neto, recém filiado a legenda. Célia deve estar saindo do PTB juntamente com o seu filho o deputado estadual Romero Sales Filho e com o secretário Romero Sales. O PSDB pode ser a nova legenda da prefeita ipojucana.

Articulação - O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, reuniu-se com o ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega, e com o ex-vice-prefeito, Guilherme Nóbrega, no Complexo Administrativo, e trataram, entre outros assuntos, sobre a recuperação econômica de quem foi afetado pela pandemia da Covid-19.

Aprovado - Um projeto de lei para dar prioridade na vacinação contra a Covid-19 aos profissionais de educação, foi aprovado nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal do Recife, durante reunião realizada por videoconferência. A matéria legislativa, aprovada pela maioria, é de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). O prefeito João Campos (PSB) receberá em breve o projeto, e decide se irá sancionar ou não a matéria.

Convite - Conforme o nosso Blog já dissera anteriormente, o presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, convidou o vereador Junior Tercio para ser candidato a deputado federal pela legenda. A deputada estadual também está de malas prontas para ir para o Podemos e disputar sua reeleição na Assembleia, caso não seja convidada para missões maiores.

Escritório Novo - Já está na fase final a ambientação do novo escritório do advogado eleitoralista Emílio Duarte, com unidades em Brasília e São Paulo, a nova sede em recife será inaugurada na primeira quinzena de maio. Bem mais ampla e funcional a banca  Emílio Duarte Advocacia Plena ofertará mais comodidade aos seus clientes e parceiros em suas instalações modernas no Centro Empresarial Queiroz Galvão - Torre Janete Costa, em boa viagem ao lado do shopping Recife

Um pé em cada lado - O deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, disse que não vê problema algum em apoiar o ex-presidente Lula na disputa presidencial em 2022. A declaração chamou a atenção porque o progressista é aliado do presidente Jair Bolsonaro.

Live do Blog - Nesta quarta-feira dia 21, estaremos conversando no nosso instagram com o Prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, que vai fazer uma prestação de contas dos seus cem primeiros dias de governo. Para acompanhar a live é só seguir o nosso instagram: @blogdosilvinho_oficial.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário