A deputada federal Marília Arraes (PT) solicitou ao Ministério da Saúde, por meio de ofício encaminhado ao ministro Eduardo Pazuello, o envio para Pernambuco de parte dos quase sete milhões de testes do tipo RT-PCR não utilizados pelo Governo Federal em 2020. Os testes estão guardados em um galpão em São Paulo e estão próximos de perder a validade.
"Não podemos esperar, de braços cruzados, que um insumo tão essencial no combate à pandemia da Covid-19 simplesmente seja perdido. Houve um problema grave de logística, de planejamento, de organização e o Governo Federal precisa explicar isso", disse a parlamentar. "Pernambuco tem sofrido bastante com a falta de testes e nada mais coerente que como parlamentar pernambucana eu faça essa solicitação, em caráter de urgência", complementou.
Segundo Arraes, o pedido é respaldado por uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permitiu o uso dos testes por mais quatro meses. O anúncio da Anvisa ocorreu em dezembro. Os testes passarão por análise mensal de qualidade antes de serem utilizados.
Fonte:Com informações da assessoria.
Leia Já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário