O deputado estadual Eriberto Medeiros começou sua vida pública como vereador do Recife em 2000, sendo reeleito em 2004. Ele se destacava como um bom articulador de chapas proporcionais, tanto que conseguiu montar uma para dar o salto e chegou ao mandato de deputado estadual, de lá pra cá já são quatro mandatos na Casa Joaquim Nabuco e em 2018, quando sonhava em tentar a Câmara dos Deputados, a morte de Guilherme Uchoa lhe possibilitou ocupar a presidência da Alepe, sendo reconduzido em 2019 e em 2021.
Nas eleições municipais do ano passado, Eriberto Medeiros conseguiu um grande feito, quando elegeu cerca de vinte prefeitos e consolidou grupos políticos em outros municípios mesmo não emplacando os gestores, no Recife o vereador Eriberto Rafael quase dobrou sua votação em relação a 2016, e foi eleito na última sexta-feira o primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife.
A vitória de Eriberto Rafael na Casa José Mariano possibilitou um feito inédito para um grupo político, que tem o pai presidindo a Alepe e o filho com a chave do cofre da Câmara do Recife. Isso é sinônimo de força política e capacidade de articulação, fazendo de Eriberto Medeiros um importante pilar de sustentação da Frente Popular e um ator estratégico na disputa de 2022.
Pronunciamentos – O presidente Jair Bolsonaro é o recordista de pronunciamentos com apenas dois anos de mandato. Ele fez doze pronunciamentos em cadeia de rádio e TV entre 2019 e 2020, Fernando Henrique Cardoso foi quem mais se aproximou com dez pronunciamentos em dois anos do seu primeiro mandato.
Gastos – Mesmo em um ano marcado pela pandemia da COVID-19, os deputados federais gastaram R$ 10 milhões com lubrificante e combustível em 2020. O valor representa quase dois terços do que foi gasto no ano anterior, um ano sem distanciamento social e com maior facilidade de deslocamento.
Habitação – O PP do deputado federal Eduardo da Fonte foi contemplado na prefeitura do Recife com a secretaria de Habitação. A indicação foi um quadro técnico, Maria Eduarda, que é arquiteta e administradora de empresas, tendo atuado no governo de Pernambuco, na prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e na iniciativa privada.
Acelerando – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as privatizações serão aceleradas em 2021 e as primeiras estatais a serem vendidas serão Eletrobrás e Correios. As duas vêm recebendo constantes aportes do tesouro nacional para bancar suas respectivas operações.
Experiência – O secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, repete o seu pai Augusto Coutinho, que desempenhou a função de secretário nas gestões de Jarbas Vasconcelos e Roberto Magalhães, em seguida saltou para deputado estadual em 1998. A experiência no executivo foi fator determinante para a indicação de Rodrigo para o primeiro escalão do prefeito João Campos.
Inocente quer saber – Claudiano Filho assumirá a secretaria de Desenvolvimento Agrário?
Fonte : Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário