Ainda é cedo, mas muito cedo para falar em uma aliança ou não entre o PT e o PSB em Pernambuco tendo como finalidade às eleições de 2022. Alguns partidos estão requerendo o espaço que o PT ocupa no governo do estado por acreditar que não existe mais ligação entre o PT e o PSB no estado. Mas como diz o velho ditado: "O buraco é mais em baixo".
Em 2018, o PSB precisou do PT e de Lula para vencer uma duríssima eleição pelo governo do estado. A carga dada pela executiva nacional a Pernambuco foi grande,pois o partido tinha uma provável candidatura, a de Marília Arraes. Muitas pessoas acreditam inclusive que se Marília tivesse sido candidata ali, o resultado seria completamente diferente e o PT poderia estar dando às ordens em Pernambuco.
Seria coerente ao PSB, tendo em vista se tratar apenas da eleição do Recife, pedir que o PT se retire do governo? Seria coerente ao PT sair do governo apenas pelo motivo das eleições municipais do Recife? Eis às questões. Algumas figuras importantes da classe política acreditam que não e ainda dizem mais: As forças da esquerda e aí se inclui o PSB e o PT e tantos outros partidos da frente acreditam que 2022 será outra história, outra disputa, bem diferente da de 2020.
O próprio Lula no início de 2020 chegou a minimizar uma provável candidatura do PT à prefeitura e sua aliança com o PSB. "Quem estiver no segundo turno ganha o apoio do outro". O fato que ocorreu foi que a oposição mais a direita não conseguiu colocar uma candidatura no segundo turno tendo em vista que se dividiram em múltiplas candidaturas e acabou levando a candidata do PT, Marília Arraes ao segundo turno. O discurso do PSB terminou suavizando às bandeiras defendidas pelo partido o que fez com que João se aproximasse do eleitorado anti-PT.
Hoje, podemos não ter o PT na prefeitura do Recife, mas tirar o partido do Governo do Estado não é tarefa fácil.
A briga - A briga do PSB contra o PT em 2020 pelo comando da prefeitura do Recife foi grande, e o partido ocupa a pasta de Desenvolvimento Agrário (antiga Agricultura) no estado. Essa pasta é motivo de luta entre dois partidos: Um deles, o da vice-prefeita Isabela de Roldão, o PDT. O outro partido, é o PP do deputado Eduardo da Fonte.
O estado é bem diferente - Os defensores da continuidade do PT no estado avaliam que a disputa eleitoral de 2022 é bem diferente e que o PT ainda tem um papel muito importante na camada mais pobre. E diferente de 2018, Lula está solto e pronto para fazer uma campanha que deverá se pautar entre esquerda e direita.
Distância da esquerda I - Após o deputado federal e presidente do PSL Luciano Bivar declarar apoio à candidatura da presidência da Câmara dos Deputados ao grupo de Rodrigo Maia (DEM) e Baleia Rossi (MDB), o deputado federal Victor Hugo manifesta insatisfação e divulga uma lista de adesão, que foi assinada por 32 deputados federais do PSL.
Distância da esquerda II - Segundo Victor Hugo há um pedido para que a legenda saia do bloco que apoia o candidato à presidência da Câmara Baleia Rossi e passe a compor com o adversário dele, Arthur Lira (PP).
De olho nos contratos - Com a chegada de um novo ano, muitos contratos estão se encerrando e, às vezes, o consumidor é pego de surpresa com a sua renovação automática sem, ao menos, ter sido consultado. Sobre o assunto, o Procon Pernambuco alerta que a renovação automática de contratos é proibida, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De olho na vacina - O prefeito do Recife João Campos (PSB) anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (8), que o município assinou um memorando de intenção com o Instituto Butantan, desenvolvedor da Coronavac junto a chinesa Sinovac, para assegurar o recebimento de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19, caso o Ministério da Saúde não garanta o envio do imunizante para a capital pernambucana.
1 milhão de vacinas para o Recife - "Esse memorando prevê a disponibilidade de 1 milhão de doses para a cidade do Recife. A gente sempre disse que, prioritariamente, iríamos aguardar as vacinas por parte do Ministério da Saúde, mas que faríamos todos os contatos necessários para, se a vacina não chegar, o Recife fazer a aquisição direta. Hoje assinamos com o Butantan e estamos em contato com as demais instituições que também estão fabricando vacinas pelo mundo", disse o gestor.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário