quarta-feira, 24 de maio de 2023

Vitória da articulação política

Foto: Divulgação

A eleição para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizada ontem colocou frente a frente o governo de Pernambuco de um lado e a prefeitura do Recife e a Alepe de outro. O presidente Álvaro Porto bancou a construção de Rodrigo Novaes, que por sua vez tinha o interesse direto do prefeito João Campos na sua vitória. Havia um desafio muito grande para o PSB após o partido perder sua hegemonia no estado para a oposição nas eleições do ano passado, e em jogo duas vagas de conselheiro do TCE.

Mas o diálogo do prefeito com o presidente Álvaro Porto teve papel determinante para que a construção do projeto de eleger Rodrigo Novaes conselheiro do TCE fosse adiante e se concretizasse com 30 votos dos 49 possíveis. O convencimento dos parlamentares teve uma participação efetiva destes dois atores políticos, cujo movimento de retirada da candidatura de Francismar Pontes no último sábado evitou a possibilidade de um segundo turno, que poderia caminhar para o imponderável.

Rodrigo Novaes, que estava no quarto mandato na Alepe, tendo sido secretário de Turismo no governo Paulo Câmara, chega ao Tribunal de Contas do Estado e ficará no cargo de conselheiro até 2056. A vitória do novo conselheiro é, sem sombra de dúvidas, o resultado de uma construção realizada por várias mãos, reforçando a liderança de Álvaro Porto dentro da Alepe e mantendo o protagonismo político do prefeito João Campos, que ao obter mais uma expressiva vitoria, dá mais um importante passo na construção da sua reeleição em 2024, e se fortalece também para ser uma alternativa para enfrentar a governadora Raquel Lyra na disputa em 2026.

Cumpridor – A vitória de Rodrigo Novaes na disputa pelo TCE configurou-se na terceira vitória seguida de Álvaro Porto dentro da Casa de Joaquim Nabuco. Além da sua própria eleição, Álvaro teve papel determinante na eleição de dois conselheiros. Mas além do prestígio entre os pares, o presidente criou uma marca de ser cumpridor de palavra, pois viabilizou Rodrigo Novaes no TCE honrando um compromisso de campanha na disputa pela presidência. Isso fortalece sua relação com os parlamentares dentro do poder legislativo.

Reconhecimento – O conselheiro eleito Rodrigo Novaes em seu discurso fez um reconhecimento ao ambiente da Alepe sob a direção de Álvaro Porto. Rodrigo afirmou que o presidente faz uma gestão de forma como ele nunca viu e que essa é a Assembleia que ele gostaria de ter entrado no primeiro mandato.

Encontro – Após ser eleito e cumprimentando pelos pares, o conselheiro Rodrigo Novaes foi direto ao gabinete do prefeito João Campos para agradecer o apoio e empenho para atingir o resultado que era esperado pelo PSB.

Codevasf – PSB, PT e Republicanos reuniram suas bancadas compostas por oito deputados federais e dois senadores para consolidar o consenso da indicação para a Codevasf. A unidade dos três partidos em torno do governo Lula é fundamental para a viabilização de projetos do governo federal em Pernambuco.

Desempenho – Os colegas de Joaquim Lira elogiaram seu desempenho na disputa pelo TCE mesmo sem ter vencido a eleição. Foram 18 votos mesmo num cenário adverso e desafiador. Joaquim poderá ser um importante interlocutor da governadora com a Alepe a partir de então.

Carlos Neves – Conselheiro do TCE, Carlos Neves elogiou a disputa pela vaga conquistada por Rodrigo Novaes ontem, em especial três nomes, o próprio Rodrigo, Joaquim Lira e Débora Almeida, que de acordo com ele, qualquer um engrandeceria o tribunal, pois são nomes extremamente qualificados para a função.

Inocente quer saber – O governo irá reavaliar a relação com a Alepe após o resultado do TCE?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário