sábado, 27 de maio de 2023

Álvaro Porto faz aceno a Raquel Lyra e pode melhorar relação

 

Foto: Lucas Patrício

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, fez um importante aceno ao oficializar o ex-presidente da Caixa, Álvaro Mendonça, como superintendente parlamentar. Ele substituirá o deputado estadual Diogo Moraes, que voltou ao mandato com a vitória do conselheiro Rodrigo Novaes para o TCE.

Com excelente trânsito em todas as matizes ideológicas e grande experiência, Álvaro Mendonça tem um currículo que é até maior do que a função que irá ocupar, mas mostra que o presidente Álvaro Porto está disposto a virar a página dos últimos acontecimentos e melhorar a relação com o executivo.

O chefe do legislativo estadual entendeu bem a máxima de que as vitórias exigem reflexão e não apenas trilhar um caminho de confronto que não era bom para nenhuma das partes envolvidas. O novo superintendente parlamentar não só tem simpatia pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause, como também poderá ser um importante elo para, junto à articulação política do governo, dar soluções a impasses que vêm acontecendo nos últimos meses.

A governadora Raquel Lyra, por sua vez, poderá utilizar este aceno do presidente Álvaro Porto para virar a chave do seu governo nas relações institucionais, e a partir deste fato ter um ambiente de maior tranquilidade para poder fazer as transformações que os eleitores esperam, garantindo que as promessas de campanha possam ser colocadas em prática.

Ajustes – O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que tem a estrita confiança da governadora Raquel Lyra, poderá ficar com a função de coordenação das secretarias junto ao governo, e a governadora criar uma pasta específica para tratar da articulação política com a secretaria de governo. Esse ajuste poderá ter um efeito prático na melhora das relações institucionais do governo, pois desafogaria um pouco a Casa Civil, e possibilitaria uma maior celeridade nas respostas que são demandadas por prefeitos, parlamentares e demais entes que lidam com o governo.

Escritório – Outra medida inteligente será a reativação do Escritório de Representação em Brasília. A chegada de um secretário com a função de interlocução com os deputados federais e senadores, bem como acompanhar de perto o destravamento de recursos junto aos ministérios ajudaria a governadora Raquel Lyra na viabilização das demandas do estado com a capital federal.

Sinalização – O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, reuniu-se com o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Ambos representaram o palanque de Jair Bolsonaro no estado como candidatos a governador e senador, respectivamente. Anderson sinalizou ser favorável à postulação de Gilson Machado a prefeito do Recife em 2024. O ex-ministro teve bom desempenho na capital pernambucana na disputa pelo Senado e pode ser novamente candidato majoritário, desta vez a prefeito.

Estreia – Os dois novos conselheiros do TCE, Eduardo Lyra Porto e Rodrigo Novaes, participaram da sessão daquela Corte. Além dos novatos, o TCE é composto pelos conselheiros Carlos Neves, Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto, Ranilson Ramos e Valdeci Pascoal.

Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra e o presidente da Alepe, Álvaro Porto, terão um encontro para afinar os ponteiros?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário