Enquanto o Governo do Estado não apresenta o programa Juntos pela Segurança, prometido pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para ser apresentado até o fim de abril, nem anuncia políticas públicas voltadas para as mulheres, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa se mobiliza para visitar alguns municípios, fazer um diagnóstico e traçar possíveis soluções para problemas apontados. A primeira reunião será na próxima segunda-feira (29/05), na terra onde as mulheres de Tejucupapo derrotaram soldados holandeses, em abril de 1646: Goiana, na Zona da Mata Norte.
A ideia é retomar o programa Comissão da Mulher Itinerante, criado em 2016, e que realizou o último encontro em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, em 2019. Representantes do Ministério Público, do Judiciário, da Polícia Civil e da prefeitura vão definir ações a curto, médio e longo prazo. A cidade de Goiana foi escolhida porque ousou inscrever-se ao Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, promovido pela Assembleia, e acabou tendo a falta de estrutura revelada quando os questionários começaram a ser analisados.
“Chamou nossa atenção a defasagem de informações nas políticas de mulheres existentes no município. Em especial, a vacância do cargo da própria Secretaria da Mulher da cidade. O cargo existe, mas não há uma secretária nomeada. Por isso, eu e as demais deputadas concordamos ser emblemático que a Comissão Itinerante recomece por essa cidade”, atestou a deputada e delegada Gleide Ângelo (PSB)..
A comissão também observou que a cidade não dispõe de estrutura física nem pessoal para desenvolver atividades voltadas para saúde da mulher, empregabilidade feminina ou para o enfrentamento à violência doméstica. "É nessas áreas mais sensíveis que devemos chegar.A Comissão Itinerante também é uma forma de aproximar os municípios da rede de proteção das mulheres de Pernambuco”, observou Gleide Ângelo. O encontro acontecerá na Câmara de Vereadores, a partir das 9h.
Espaço para a OAB no Tribunal de Contas
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ranilson Ramos, defendeu ontem, durante a posse do novo conselheiro Rodrigo Novaes, uma representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) na Casa de Contas. Hoje quatro vagas são da Assembleia Legislativa; duas do Ministério Público de Contas e uma do Executivo. Novaes é um dos nomes da Assembleia e ocupa a vaga deixada pela ex-conselheira Teresa Duere, no último dia 15.
CRIATIVIDADE Selma de Nieta, que no Instagram usa como mote "Deixe ela, que ela é professora" está agora no perfil do Sindicato dos Trabalhadores em Educação para pressionar o Estado a pagar 14,93% para todos os profissionais. "Atenção, governadora Raquel Lyra, mulher, cuida. Num custa nada a senhora assinar o papel". Nos dias 2 e 6 haverá paralisação da categoria.
UNIVASF O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) se reuniu ontem com o reitor da Univasf, Télio Nobre Leite, para anunciar apoio à implantação do novo câmpus em Salgueiro. Durante o encontro, em Petrolina, o parlamentar informou que vai encampar articulação junto à bancada e ao Governo Federal para destravar a obra.
ROTA DO LEITE Projeto do deputado estadual Dannilo Godoy (PSB) apresenta soluções para escoar a produção de leite e derivados. Para isso, é preciso melhorar a condição das estradas. Os federais Eduardo e Lula da Fonte (PP) abraçaram a ideia e vão buscar recursos para tirá-la do papel. A rota contempla 25 municípios do Agreste e Sertão.
Fonte:Blog da Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário