terça-feira, 23 de maio de 2023

O entrave de Raquel está na política

A Assembleia Legislativa elege, hoje, o conselheiro substituto de Teresa Dueire no Tribunal de Contas do Estado. A disputa, antes com seis candidatos, se afunilou entre os deputados Rodrigo Novaes (PSB) e Joaquim Lira (PV), com amplo favoritismo do primeiro, que deve ter entre 32 e 35 votos, segundo prognósticos de aliados.

Se isso se confirmar, a maioria dos 49 parlamentares terá feito a opção pelo candidato da Casa, num movimento liderado pelo presidente Álvaro Porto (PSDB). No caso inverso, sai vitoriosa a governadora Raquel Lyra, também tucana. Mas as chances de Rodrigo perder, segundo o mais leigo integrante da Casa, são mínimas.

Líquida e certa, a vitória de Novaes dá sequência a uma série de derrotas da governadora no confronto direto com o Legislativo, onde transita muito mal. Raquel perdeu quando os deputados mexeram na distribuição do empréstimo de R$ 3,4 bilhões, na aprovação da PEC que o Legislativo pode tratar de matérias financeiras e, principalmente, quando foi aprovado o sistema de votação secreta para escolha dos conselheiros do TCE.

As seguidas derrotas são consequências da frágil relação do seu Governo com a Assembleia Legislativa. Passados quase seis meses de gestão, a governadora não tem secretário de Articulação Política, função acumulada pelo secretário da Casa Civil, Túlio Villaça, que entende tanto de política quanto eu de veterinária. E quando a vice-governadora Priscila Krause avoca para si essa condição, o desastre é bem maior.

Não conheço – e parece que a governadora quer inventar a roda – nenhuma gestão pública bem-sucedida relegando a uma posição intermediária ou até de abandono mesmo a área política. Platão já profetizou que não existe nada de errado com aqueles que não gostam de política. “Simplesmente, serão governados por aqueles que gostam”, conclui ele.

Fica a lição para Raquel.

BNB pode financiar ramal da Transnordestina – O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, informou que a instituição poderá financiar a construção do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina. “A partir do momento em que algum investidor privado, no caso a Bemisa, iniciar o processo de construção do trecho de Pernambuco, é evidente que o Banco do Nordeste vai ajudar nisso”, disse o ex-governador de Pernambuco, em entrevista ao Blog da Folha. A Bemisa é o investidor privado que tem o objetivo de viabilizar a ferrovia para escoar a sua produção de minério de ferro vinda do Piauí. Ainda segundo Paulo, o BNB já financiou o trecho do Ceará.

Militares fora da política – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que o projeto para barrar militares da ativa na política teve a assinatura de todos os comandantes militares e deve ser aprovado “sem problemas”. “Tenho a impressão de que (o projeto para barrar os militares da ativa na política) vai ser aprovado sem problemas, pois é uma coisa boa para a política e para os militares”, afirmou o ministro durante um evento promovido pelo grupo empresarial Lide, do ex-governador João Doria. Múcio deixou claro que trata-se de um tema já “pacificado”. Questionado sobre quando o texto será encaminhado para o Congresso, o ministro evitou cravar datas. Disse apenas que falta definir quem apresentará o texto e como.

Mais 250 réus acusados por atos golpistas – O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais 250 denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. A decisão foi tomada por 8 votos a 2. Com a conclusão deste bloco de julgamentos, vão passar a responder a processos na Corte 1.045 acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos. A análise dessas denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) se encerrou ontem. É o quinto lote de acusações contra autores intelectuais e incitadores dos atos de vandalismo.

CPI do MST quer ouvir Dino e Lewandowski – Deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga invasões por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) já apresentaram 37 pedidos de convocação ou convite para que autoridades, lideranças ou testemunhas prestem depoimentos desde a data da instalação da CPI, no dia 17 de maio. Na lista dos possíveis ouvidos estão os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski; o líder do movimento, João Pedro Stédile; a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Maria Massruhá; e Walner Junior, Diretor da empresa Suzano.

Juiz da Lava Jato afastado – O Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afastou o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba. Com isso, o magistrado deixa de ser o titular da Operação Lava Jato no Paraná. A decisão é de ontem e atende a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que o filho dele, João Eduardo Barreto Malucelli, recebeu uma ligação telefônica com “ameaças”. Malucelli é pai de um sócio do ex-juiz Sergio Moro e se declarou suspeito para analisar casos que envolvem a Lava Jato. De acordo com o Conselho do TRF-4, há indícios de que o Appio tenha feito o telefonema para o filho de Malucelli. O juiz terá 15 dias para apresentar defesa.

CURTAS

SUPERFUNGO – A Secretaria Estadual de Saúde informou, ontem, que suspendeu os novos atendimentos no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde está um dos dois pacientes identificados com o superfungo Candida auris em Pernambuco. De acordo com a instituição, apenas os casos de urgência estão sendo atendidos na unidade. Fungo de difícil diagnóstico, o Candida auris recebeu o nome de ‘superfungo’ por ser resistente a praticamente todos os medicamentos que existem.

IRPF 2023 – A Receita Federal informou que abrirá, a partir das 10h de amanhã, as consultas ao primeiro lote de restituição do IRPF 2023, ano-base 2022. Segundo o órgão, as restituições somarão R$ 7,5 bilhões, o que tornará esse lote o maior já pago na história. O crédito bancário será feito no dia 31 de maio para 4.129.925 contribuintes. O governo informou que esse valor será destinado a contribuintes com prioridade no recebimento.

Perguntar não ofende: Quando Raquel vai começar a fazer política?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário