quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Bivar deve ser único pernambucano na mesa diretora da Câmara

 

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira os deputados federais eleitos serão empossados e logo em seguida escolherão os integrantes da mesa diretora. Na legislatura anterior, Pernambuco foi contemplado com André de Paula (PSD) na segunda vice-presidência, Marília Arraes (Solidariedade) na segunda-secretaria e Luciano Bivar (União Brasil) na primeira-secretaria.

Único pernambucano da mesa diretora a tentar a reeleição, Luciano Bivar foi indicado pelo União Brasil para continuar na primeira-secretaria da mesa diretora, que terá Arthur Lira (PP), com amplo favoritismo para ser reeleito. No acordo entre os partidos, as legendas de maior representatividade ficaram com as funções da mesa levando em conta a proporcionalidade.

Responsável por viabilizar a candidatura de Jair Bolsonaro em 2018 para a presidência da República pelo PSL, Luciano Bivar viu seu partido tomar uma proporção significativa ao eleger 52 deputados federais naquela eleição, depois patrocinou uma fusão com o Democratas que tornou-se União Brasil. Com a abertura das urnas, o partido elegeu 59 deputados federais, tornando-se a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados.

Nas eleições de 2022, Luciano Bivar reelegeu-se deputado federal e manteve-se no controle do partido. O que lhe credenciou para continuar à frente de uma importante função na Câmara dos Deputados. Ao longo dos anos, o pernambucano consolidou-se em Brasília como uma das principais lideranças nacionais, e por isso deverá ser mantido na função, que corresponde a um orçamento de mais de R$ 6 bilhões e confere ao seu ocupante grande prestígio na capital federal.

Tadeu Alencar – O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar (PSB), está bastante sintonizado com o ministro da Justiça, Flávio Dino, também filiado ao seu partido. A pasta ganhou um grande protagonismo após os atos de vandalismo que aconteceram no dia 8 do mês passado na capital federal.

Fiador – O senador Humberto Costa (PT) tornou-se um dos principais fiadores da governabilidade do presidente Lula no Senado Federal. Político experiente, Humberto faz parte da tropa de choque do governo e irá fazer o contraponto aos novos senadores bolsonaristas eleitos em 2022.

Mulheres – Nesta quarta-feira, será um dia histórico para Pernambuco, pois pela primeira vez na história, a bancada federal terá três mulheres representando o estado em Brasília. As deputadas federais Clarissa Tércio (PP), Iza Arruda (MDB) e Maria Arraes (Solidariedade) serão empossadas.

Pai e filho – Outro caso interessante é a posse dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte. Na atual bancada pernambucana será o único caso de pai e filho estarem no Congresso Nacional. O PP, que é presidido pelo deputado Eduardo da Fonte, elegeu quatro deputados federais, tornando-se o melhor desempenho da sigla em Pernambuco.

Referência – Com o fim do mandato do deputado Manoel Ferreira, que não disputou a reeleição, a Assembleia Legislativa de Pernambuco se despede do último dos parlamentares que participaram da Constituinte, encerrada em 1989. Ele teve uma atuação marcante na elaboração da atual Constituição de Pernambuco.

Inocente quer saber – A disputa pela presidência do Senado entre Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho promete alguma surpresa nesta quarta-feira?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário