terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Raquel Lyra e o diálogo com a Assembleia Legislativa

 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) deve enfrentar nos próximos dias a primeira reação do meio político, ao seu modo de governar apresentado a todos neste início de governo. O fato é que os parlamentares não estão muito contentes em não terem sido ouvidos sobre a montagem do secretariado. Segundo algumas figuras do meio político que conversaram com o Blog, o modo de governo da tucana é novo e pode não ser bem aceito pela Assembleia Legislativa.

"Nunca antes na história de Pernambuco se viu um governo montar sua equipe sem qualquer articulação política. Nenhum partido foi ouvido, nenhuma reunião estratégica com a bancada parlamentar da Alepe" disse uma fonte ao Blog trazendo a insatisfação da Alepe com a forma da nova governadora. O fato é que embora seja um modo aprovado pelo seu eleitorado que está rasgando em elogios a Raquel, lá no legislativo os eleitores são os próprios deputados e aí é que está a grande questão.

"O novo governo que nasce com uma bandeira de independência política vai precisar ter cuidado pra não adotar uma postura de isolamento político.  Não há como governar com eficácia sem o apoio do legislativo" avaliou. A classe política aguarda a divulgação das indicações para o segundo escalão do governo e aguardam que sejam contemplados já que o secretariado foi quase todo técnico com algumas pessoas que tem um histórico político.

A maneira de Raquel Lyra governar desde a época em que foi prefeita de Caruaru foi sempre respeitando o diálogo e a harmonia com o legislativo sem atrapalhar a independência do Poder nesta relação. No entanto, os deputados estaduais não estão acostumados com tamanha independência e isso tende um pouco a dificultar pelo menos neste início de governo.

Álvaro - O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) que vai disputar a presidência da Alepe disse que Pernambuco está esperançoso com o novo governo. “Este momento simboliza o êxito do projeto que, desde o início, tinha como proposta tirar o Estado da estagnação e fazer as mudanças que os pernambucanos tanto necessitam. Nos últimos dois anos acompanhamos as visitas que Raquel fez a municípios das diversas regiões do Estado, sempre ouvindo a população e vendo de perto as deficiências de cada localidade. Desde o começo sabíamos que a competência e a capacidade de liderança de Raquel iam conquistar a confiança do pernambucano”.

Nomeação -  O  secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, vai chefiar a Assessoria Especial do Ministério da Fazenda. “A nossa primeira ‘contribuição’ é a ida do nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux, que deixa a Prefeitura do Recife para chefiar a Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, onde trabalhará diretamente com Fernando Haddad" disse o prefeito João Campos (PSB).

Olhar feminino - O deputado estadual Joel da Harpa também teceu elogios a nova governadora. “Ansiávamos por mudança e ela aconteceu.  Sabemos que não será fácil mas o nosso desejo é que a nova administração, sob o pioneirismo do olhar feminino, seja mais sensível  aos anseios dos profissionais de segurança e da família tradicional pernambucana" disse Joel.

Presenças - O deputado estadual Romero Sales Filho (UB) marcou presença nos primeiros atos da governadora Raquel Lyra. Quem também esteve presente foi o deputado federal eleito Mendonça Filho (UB).

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário