A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), segunda colocada na disputa pelo governo de Pernambuco, não poupou críticas à governadora Raquel Lyra, que editou um decreto exonerando todos os cargos comissionados do governo de Pernambuco.
De acordo com Marília, a negação da política levou ao fascismo de Bolsonaro e suas consequências, e em Pernambuco está vendo ser gestado o ovo da serpente. Para a parlamentar, vilanizar, de forma generalizada, cargos comissionados e funções gratificadas, é muito prejudicial ao funcionamento do serviço público e aos direitos dos servidores.
Marília já havia criticado a escolha de Ivaneide Dantas, ex-secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes na gestão de Anderson Ferreira, para a secretaria da Educação do estado fazendo a seguinte afirmação: “Mas qual a surpresa? O bolsonarismo estava com ela na campanha e em muitas de suas atitudes, inclusive reforçado na omissão oportunista de não se declarar de nenhum dos lados. É natural que dê essa e outras respostas do gênero ao seu eleitorado.”, escreveu Marília.
A candidata do Solidariedade demonstrou que não dará nenhuma trégua ao governo que tomou posse no último domingo e irá fazer marcação cerrada em qualquer ato ou decisão que Raquel Lyra vier a tomar a partir de agora.
Insatisfação – A decisão da governadora de exonerar todos os cargos comissionados gerou muita insatisfação em setores da sociedade, em especial aqueles que foram atingidos diretamente pela medida, que afirmam que a governadora poderá paralisar o funcionamento de serviços essenciais.
Dosimetria – Na avaliação de um parlamentar em reserva, a governadora Raquel Lyra exagerou na dose ao, numa única canetada, exonerar todo mundo que estava no estado. Para ele, a governadora deveria reavaliar a medida e possibilitar um prazo maior para os ajustes.
Executivo – O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) assumiu a secretaria-executiva do Ministério da Previdência no governo Lula. Com sua ida para a equipe do Planalto, João Fernando Coutinho (PROS) assume o mandato em Brasília por pouco mais de vinte dias.
Decisivo – O novo ministro da Pesca, André de Paula, durante sua posse em Brasília, afirmou que a recriação da pasta atende a uma demanda da sociedade, garantindo um novo momento para o Brasil em defesa daqueles que mais precisam.
Semelhança – Um meme comparando a governadora Raquel Lyra à personagem Raquel da novela Mulheres de Areia acabou chamando atenção pela semelhança da governadora com a atriz Glória Pires que deu vida às gêmeas Ruth e Raquel na novela global.
Alepe – Faltando pouco mais de vinte dias para a posse dos deputados estaduais, os futuros integrantes da Casa de Joaquim Nabuco já se movimentam para a escolha do presidente. No páreo, permanecem Alvaro Porto (PSDB) e Antônio Moraes (PP) e recentemente Alberto Feitosa (PL) decidiu entrar na disputa.
Primeira-secretaria – Já na disputa pela primeira-secretaria, cujo eleito ficará responsável pela chave do cofre da Alepe, muitos nomes seguem no páreo, como Aglailson Victor (PSB), Dannilo Godoy (PSB), Francismar Pontes (PSB), Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Rodrigo Novaes (PSB) que buscam uma rede maior de apoios para consolidar seus respectivos projetos.
Inocente quer saber – A governadora mudará de ideia sobre a exoneração dos comissionados?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário