Tem início nesta quinta-feira (7) o prazo para candidatos eleitos em disputas proporcionais (vereadores e deputados estaduais, distritais e federais) no último ano de mandato trocar de partido sem correr o risco de ter o mandato pleiteado juridicamente. A chamada janela partidária se estende até o próximo dia 5 de abril e é um dos principais marcos das eleições municipais deste ano.
Prevista na Lei dos Partidos Políticos (9.096/2015), a movimentação serve como uma espécie de termômetro na análise da situação política de um determinado grupo ou município. Isso porque é quando a base de apoio a um prefeito pode sofrer mudanças significativas a partir da perda ou do incremento no número de aliados no Legislativo.
É também a oportunidade que os vereadores de mandato têm de intensificar as negociações em busca de estrutura para tentar garantir a reeleição, ao passo em que os aspirantes a um cargo no parlamento municipal terão uma visão menos conturbada das legendas que poderão oferecer melhores condições.
De toda sorte, é certo que, até o dia 5 de abril, muita coisa irá acontecer diante dos holofotes e nos bastidores dos Executivos e Legislativos municipais. De olho nessa movimentação, prefeitos em busca da reeleição e pré-candidatos de oposição. Pano para manga não irá faltar para alimentar o debate.
SUS
A deputada federa Iza Arruda (MDB) comemorou a aprovação em plenário do projeto de lei que visa estabelecer salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência no Sistema Único de Saúde (SUS). De autoria da emedebista, o dispositivo surgiu como uma medida para garantir a privacidade e a segurança de mulheres em situações de vulnerabilidade.
Jaboatão dos Guararapes
A oposição ao prefeito Mano Medeiros (PL) tem intensificado as críticas à atual gestão da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em relação à falta de investimentos municipais no setor de prevenção a desastres naturais. A deputada federal Clarissa Tércio (PP) e o ex-prefeito Elias Gomes (PT), ambos pré-candidatos ao Palácio da Batalha, denunciaram, respectivamente, nos últimos dias, o risco de deslizamento de barreiras em Vila Dois Carneiros e nos Curados.
Júlio Lóssio
Ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio foi diagnosticado com um tumor maligno conhecido como liposarcoma. A informação foi divulgada pela família do ex-gestor. Lossio segue internado em um hospital em São Paulo, onde precisou ser submetido a um tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após constatada uma alteração pulmonar.
Amupe
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), emitiu nota na qual parabeniza o prefeito de Paudalho e presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, por ter assumido, na última terça-feira (5), o comando a da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). “Não tenho dúvidas de que Marcelo chega para reforçar o papel central e fundamental que a Amupe cumpre em defesa dos interesses dos municípios pernambucanos”, disse Silvinho.
Fonte: Falar-PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário