sábado, 9 de março de 2024

Raquel Lyra diz que TCE não quis ser 'parte do problema'

Conselheiros do TCE, tendo ao centro novo presidente do órgão

Conselheiros do TCE, tendo ao centro novo presidente do órgão - Divulgação

O site oficial do Tribunal de Contas do Estado (TCE) informa que a governadora Raquel Lyra (PSDB) elogiou o órgão de controle em discurso na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

                                                                                       Publicidade 

                                                                                                  

Em sua fala, a governadora Raquel Lyra destacou a retomada das obras paralisadas com a ajuda do TCE.

“Foi muito importante a decisão do Tribunal de, em vez de ser parte do problema, ser parte da solução”, disse Raquel.

Nesta terça-feira (5), o presidente do TCE, Valdecir Pascoal, participou da posse da nova mesa diretora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Marcelo Gouveia, prefeito de Paudalho, assumiu a presidência do órgão para o biênio de 2024-25.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que dirigiu a Amupe entre março de 2022 e março de 2023, é a nova vice-presidente.

Em seu discurso, Pascoal apontou a importância da Amupe em face dos muitos desafios enfrentados pelos municípios e defendeu uma maior aproximação entre municípios e TCE.

“É importante que os gestores nos procurem para tratar de questões mais complexas e diminuir os riscos da gestão. Este olho no olho é muito importante para que a gente, que é do controle, possa enxergar a realidade e os obstáculos enfrentados por cada município. O TCE-PE quer ser cada vez mais um órgão de cooperação com os gestores”, destacou o Presidente.

Para uma plateia composta por muitos prefeitos, secretários municipais e vereadores de todo o Estado, o presidente também explicou a atuação do Tribunal no controle da eficiência das políticas públicas.

“Essa é uma inflexão que fizemos há alguns anos. Continuaremos priorizando a Primeira Infância, a infraestrutura escolar e a questão dos aterros sanitários, acrescentando também um olhar especial para temas como a alfabetização e a segurança pública”, disse.

A cooperação, segundo o presidente do TCE, é ainda mais importante em ano de eleições municipais.

“O TCE vai lançar uma cartilha, e abrir um curso para os servidores e prefeitos, explicando melhor as regras de fim de mandato para que não haja desequilíbrio das contas públicas. Temos esse papel orientador e pedagógico também”, disse Pascoal.

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário