quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Raquel pirangueira

Se tem uma marca que a governadora Raquel Lyra já fez questão de emplacar com menos de um ano de mandato é a marca da economia. O jeito simples de ser da mandatária parece está sendo incorporado à gestão, que vem fazendo cortes de gastos desnecessários e conseguindo economizar cifras consideráveis de recursos públicos.

Somente no primeiro semestre desse ano, Raquel conseguiu economizar mais de R$ 650 milhões no custeio, com corte de gastos como locação de veículos, consultorias, serviços gráficos, combustíveis, passagens aéreas e hospedagens.

E a neura de Raquel por economia surtiu resultado. A tucana garantiu para Pernambuco o sexto melhor desempenho entre as 27 unidades da federação no quesito controle das despesas correntes no primeiro semestre de 2023, conforme dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O levantamento da STN mostra que a ‘piranguice’ da governadora está servindo para provar que é possível administrar os recursos públicos e ao mesmo tempo evitar gastos demasiados, equilibrando as despesas e economizando no que for possível para garantir mais na frente a saúde financeira que o estado carece para crescer.

CURTAS

Silêncio – Frustrando as expectativas geradas em torno desta terça-feira (22), não houve confirmação da aliança entre o prefeito João Campos e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Ao que parece, as conversas ainda estão evoluindo e ninguém quis tocar no assunto.

No escuro – O prefeito de Alagoinha, Uilas Leal (PSB), não gostou das acusações feitas pelo vice-prefeito Maurílio Almeida sobre a falta de iluminação pública no município. Maurílio alega que o prefeito gastou meio milhão com um programa de iluminação, mas as ruas da cidade estão às cegas. Uilas rebateu na hora dizendo que na verdade enviou um projeto à câmara pedindo autorização para um empréstimo de R$ 500 mil para investir na iluminação, mas o valor ainda não foi liberado.

Vacina em dia – Blitz do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) avaliou a execução do Programa Nacional de Imunização (PNI) nos 184 municípios pernambucanos. Motivada pelas baixas coberturas vacinais identificadas no país, a fiscalização ocorreu entre junho e julho deste ano, e durou cerca de 40 dias. Destaque positivo para as cidades de Santa Cruz, São Vicente Ferrer, Lagoa do Ouro e Bom Conselho que figuram entre as dez melhores no ranking estadual.

Tudo pidão – A governadora Raquel Lyra recebeu uma série de prefeitos pernambucanos nesta terça-feira (22) e o que não faltou foi pedido. De requalificação de estrada à compra de ônibus, os prefeitos aproveitaram o ensejo para apresentar suas demandas. A maioria saiu do palácio sorridente.

O povo quer saber: A capacidade de economia de Raquel Lyra pode influenciar a opinião pública e elevar a aprovação da governadora?

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário