segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Em reunião do Fórum de Governadores, Ziulkoski destaca defesa do poder local como caminho para fortalecimento da democracia

 

WhatsApp Image 2021 08 23 at 12.03.48O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou na manhã desta segunda-feira, 23 de agosto, do IX Fórum Nacional de Governadores. O municipalista defendeu a importância do poder local como caminho para fortalecer a democracia.

“Quero conclamar os governadores que, para enfrentar esse abalo possível na democracia brasileira, se houver o fortalecimento da federação no poder local, jamais vão prosperar algumas questões que estão sendo colocadas hoje. Mas é preciso ter um olhar para esse lado”, defendeu.

Ziulkoski elencou seis proposições que têm impacto significativo nas finanças municipais e estaduais, conclamando os governadores a atuarem para garantir as aprovações. Ele iniciou tratando do reajuste do piso do magistério. A entidade defende que o crescimento ocorra seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Essa questão é extremamente importante pois traz impactos graves. Se não houver nenhuma mudança, o aumento do piso ano que vem será de 31%. Como conseguiremos pagar”, questionou.

Outro piso em tramitação no Congresso, o dos enfermeiros, trará impacto de aproximadamente R$ 48 bilhões apenas aos Municípios, além da redução da jornada de trabalho desses profissionais. Ele também falou da necessidade de uma nova regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); de emenda que proíbe despesa nova sem a indicação da fonte de custeio; do julgamento dos royalties pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que aguarda deliberação na Corte há nove anos; e a Reforma Tributária, que pretende juntar ICMS e ISS em um único imposto e trará grandes perdas aos Municípios.

O governador do Piauí, Wellington Dias, ressaltou a necessidade de criar ambiente para a retomada do crescimento social e econômico do país. “Precisamos apresentar medidas para a saída segura da crise”, pontuou. Segundo ele, o Fórum, juntamente com a CNM, tem condições avançar nesse sentido, a partir do compromisso de lideranças de diferentes partidos e áreas de atuação, propiciando ao país criar ambiente seguro para investidores e garantir que continue caminhando a vacinação.

Representatividade
Participaram do encontro os governadores do Distrito Federal, ibaneis Rocha; do Piauí, Wellington Dias; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Santa Catarina, Carlos Moisés; de São Paulo, João Doria; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Maranhão, Flávio Dino; da Bahia, Rui Costa; de Pernambuco, Paulo Câmara; de Goiás, Ronaldo Caiado; do Amapá, Waldez Góes; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Sergipe, Belivaldo Chagas; de Roraima, Antonio Denarium; do Pará, Helder Barbalho; do Acre, Gladson Cameli; de Alagoas, Renan Filho; do Mato Grosso, Mauro Mendes; além dos vice-governadores da Paraíba, João Azevedo; do Paraná, Darci Piana; do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; do Piauí, Regina Sousa; e do Ceará, Izolda Cela.

Por Viviane Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário