terça-feira, 25 de maio de 2021

O corre corre para 2022

A sucessão estadual acontece ainda no próximo ano, mas os assuntos para a montagem das chapas estão a todo vapor nos bastidores da política pernambucana. De um lado, a Frente Popular dá demonstrações que vai praticamente repetir o mesmo palanque de 2018 tendo além do PSB, o PT, PP, PC do B, Avante, Republicanos, Solidariedade, entre outros. A grande incerteza se dá sobre a participação do PT na chapa. É quase unanimidade entre os comentários que o partido vai brigar mesmo pela vaga de senador na chapa do PSB. 

Se por um lado a presença do PT é tida como certa, a dúvida paira sobre o PDT que tem entre os seus quadros a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. Embora exista quem não descarte uma candidatura própria ao governo para montar um palanque para Ciro Gomes no estado, por outro lado se acredita que o PDT pode sim ficar na base da Frente Popular mesmo que faça uma campanha paralela para presidente da república. "Tudo é motivo de dúvidas. Ninguém sabe nem se o Ciro Gomes vai realmente disputar pelo PDT" disse uma fonte.

Enquanto isso,a oposição segue seu rumo montando o time. Hoje, praticamente dividida em três grupos. De um lado, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra que comanda o PSDB, de outro, Anderson Ferreira prefeito de Jaboatão dos Guararapes que comanda o PL junto com o irmão André Ferreira que comanda o PSC e ainda em outro lado o prefeito de Petrolina Miguel Coelho junto com seu pai o senador Fernando Bezerra Coelho. Eles defendem que o MDB, lance candidatura própria ao governo do estado, enquanto grupo de Raul Henry e Jarbas desejam a permanência na Frente Popular. 

Diferente de 2018 quando o MDB tinha a certeza de estar na chapa majoritária com Jarbas Vasconcelos para senador, desta vez, o partido ainda não está pronto para disputar uma eleição proporcional. Esse fator é bastante positivo para o grupo dos Coelhos que pretende levar para a legenda além de dois deputados de mandato, o prefeito e pré-candidato ao governo do estado e vários prefeitos.

A primeira meta - Qualquer um que queira chegar forte em 2022 para disputar algum cargo majoritário e em especial o de governador, é organizar o partido para concorrer ao cargo de deputado federal e estadual. Sem nomes competitivos é difícil chegar a algum lugar.

Partidos - Além do que já foi citado, é bom lembrar que a legislação eleitoral em vigor é bastante rigorosa com os partidos e é preciso de muita habilidade para conseguir montar uma legenda para a disputa.

Estado pioneiro - O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (24.05), do webinário Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por Uso de Drogas. O evento discutiu a importância da construção de políticas eficazes com foco na prevenção e nas melhores práticas de tratamento, e também marcou o lançamento de uma abrangente pesquisa que será realizada em todos os 184 municípios de Pernambuco e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Entrega - A prefeita Raquel Lyra entregou a nova Creche Dom Costa, no Monte Bom Jesus, e a Creche Dona Biu, ampliada e requalificada, no bairro do Inocoop. Os espaços contam com toda estrutura necessária para garantir mais dignidade para os alunos e profissionais da educação.

CPI - A semana que marca o primeiro mês de CPI da Covid contará com depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “capitã cloroquina”, além de votação de requerimentos para solicitar desde quebras de sigilo telefônicos e bancários a novas convocações. Ao todo, são quase 350 pendências, sendo 188 sugerindo ouvir novas testemunhas.

Sinalização - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sinalizou que será difícil que o voto impresso seja implementado nas eleições de 2022, mesmo que a medida seja aprovada pelo Congresso Nacional antes do pleito.Em nota enviada ao jornal Folha de S. Paulo, o TSE declarou que “a implantação do voto impresso envolve um procedimento demorado, embora não seja possível, neste momento, estimar sua duração”.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário