segunda-feira, 5 de abril de 2021

Frente Popular prepara Geraldo Júlio para 2022

 

No final do ano de 2020 fizemos uma matéria especial falando como estava a disputa pelo governo do estado e disse que ia fazer uma análise conforme fosse passando o pleito para que todos os nossos leitores pudessem acompanhar. Na Frente Popular temos o nome de Geraldo Júlio, secretário de desenvolvimento econômico do estado colocado preferência do partido para o pleito. Alguns atores já se posicionaram favorável ao nome do secretário como André de Paula, deputado federal e presidente estadual do PSD que passou a ter seu nome cogitado para disputar o senado federal. Outros dois nomes são sempre lembrados para disputar o senado: O deputado federal Eduardo da Fonte que preside o PP, e o deputado Silvio Costa Filho que preside o Republicanos.

Outro nome que passou a ser cogitado recentemente seria o nome da Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ana Arraes, que estará deixando o Tribunal no final de 2021 e tem o nome fortíssimo para disputar a vaga de senadora. O nome de Ana Arraes daria um peso ainda maior no palanque de Geraldo Júlio tendo em vista ser ela a mãe de Eduardo Campos e filha de Arraes. "Ana Arraes iria dar uma nova conotação no palanque da frente popular" disse uma fonte ao Blog. Em entrevista no início de 2020 a ministra disse que tem sim vontade de estar no pleito de 2022.

Outro fator positivo na provável campanha de Geraldo Júlio é a presença do ex-presidente Lula que será novamente candidato a presidente e mesmo que tenha que enfrentar uma campanha bastante polarizada nacionalmente, goza de um grande prestígio nas classes sociais mais pobres do estado e é praticamente imbatível em cidades do interior. Para ter uma ideia do peso eleitoral de Lula, tem cidades aqui de Pernambuco que o seu candidato em 2018, Fernando Haddad teve mais de 90% dos votos no segundo turno. Embora Humberto tenha defendido que o PT tenha uma candidatura própria é quase nula a chance de isso acontecer, mas sim que haja novamente uma aliança com o PSB.

Como se sabe que o PT não entra no jogo à toa e nem para ficar de fora, provavelmente irá exigir uma vaga na majoritária que pode ser o senado federal ou a vaga de vice. Como se pode notar, nos bastidores a Frente Popular já conta com nomes em excesso para compor a chapa de 2022 e virá em um cenário bem mais favorável que 2018 quando Paulo Câmara enfrentou a reeleição.

O fator Paulo - Nem um pio sequer até o momento sobre o destino político de Paulo Câmara em 2022. Alguns acreditam que o governador seguirá o mesmo caminho que seguiu Jacques Wagner quando deixou o governo em 2010 sem disputar nenhum mandato. Outros, arriscam que Paulo poderá ser o nome da Frente para o senado.

O cabo eleitoral - O prefeito do Recife João Campos será sem dúvida alguma o grande cabo eleitoral do partido na região metropolitana e também em diversas cidades do interior. Diferente de alguns anos quando tivemos prefeitos que não tinham presença marcante no interior do estado, João Campos  que foi candidato a deputado federal em 2018 percorreu todo o estado e tem muita gente que o admira.

Nada definido - Não tem nada certo ainda na oposição, apenas os nomes cogitados: Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão e Raquel Lyra, prefeita de Caruaru estão entre as apostas para disputarem o governo do estado.

Um partido - Marília Arraes que novamente colocou sem nome como provável postulante ao Palácio das Princesas precisará de uma legenda. Dificilmente a parlamentar ganhará do PT o direito de disputar o governo de Pernambuco tendo em vista os arranhamentos que teve recentemente inclusive com o ex-presidente Lula. 

Olho no Palácio - Quem pensar que será fácil trazer o presidente Bolsonaro para o palanque oposicionista aqui em Pernambuco pode tirar o cavalinho da chuva. O nome que o presidente sonha em tirar do paletó e apresentar aos pernambucanos não é nenhum dos cogitados pela oposição, mas sim o seu ministro do turismo Gilson Machado Neto. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário