sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Rolo compressor

 



Ao baixar uma resolução na calada da noite, antecipando a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para hoje, o presidente Eriberto Medeiros (PP) agiu de forma truculenta e arbitrária, mas não impediu a disputa. Candidato do bloco da oposição, o deputado Álvaro Porto (PTB) pode registrar sua chapa a partir das dez horas, galvanizando, assim, os votos dos insatisfeitos.

Mas tem que se conscientizar que pode ser vítima do verdadeiro rolo compressor a serviço do presidente da Casa, que, a exemplo de Guilherme Uchoa, já morto, reeleito seis vezes, quer se perpetuar no poder. Eriberto antecipou a eleição porque sabe que se der espaço ao tempo, que favorece a oposição, tende a se complicar.

Mesmo contrariando interesses da oposição, Eriberto sabe que há um clima desfavorável à sua reeleição, e por isso mesmo só lhe resta a alternativa de recorrer ao uso do rolo compressor da máquina. Quem está no poder, como ele, num Estado que virou capitania hereditária do PSB, quer se manter a qualquer custo, seja qual for o instrumento recorrente do autoritário aliado PSB.

Acima de qualquer jogo circunstancial do PP, aliado do PSB, está a discussão legal. Pelas regras impostas, Eriberto já está no segundo mandato de presidente, não podendo ir para uma terceira reeleição numa mesma legislatura. Se isso prevalecer, conforme recurso da oposição na justiça, Eriberto perde o direito de tentar o terceiro mandato, abrindo a janela para uma disputa entre dois candidatos no mesmo patamar.

Ao baixar a resolução, convocando a eleição para hoje, Eriberto se antecipa ao chamado prognóstico da maldade. Com a caneta na mão e o respaldo da máquina do Governo do Estado, se imuniza para uma surpresa eleitoral adversa.

Primeiro encontro – Em sua primeira visita ao Palácio do Campo das Princesas como prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB) foi recebido pelo governador Paulo Câmara (PSB), na noite de ontem. Participaram do encontro a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), a vice-prefeita eleita Isabella de Roldão (PDT), além da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. O assunto principal do encontro foi a formalização de novas parcerias para o Recife. Um dos temas abordados foi a triplicação do trecho da BR-232, no Curado. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2021. O investimento estimado é de R$ 150 milhões e prevê a execução de obras de alargamento, passarelas, viadutos e paisagismo, além de desapropriações no trecho da BR-232, entre as BRs-101 e 408.

Eleições em Macapá – Pesquisa Ibope divulgada pela Rede Amazônica, ontem, aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a prefeitura de Macapá nas Eleições 2020: Josiel (DEM): 28%; Dr. Furlan (Cidadania): 14%; Patrícia Ferraz (Podemos): 13%; Capi (PSB): 13%; Cirilo Fernandes (PRTB): 10%; Guaracy (PSL): 9%; Paulo Lemos (Psol): 7%; Professor Marcos (PT): 3%; Haroldo Iram (PTC): 2% e Gianfranco (PSTU): 2%. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Bolsonaro pode desistir de depoimento – A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu, ontem, em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o presidente Jair Bolsonaro tem o direito de desistir do próprio depoimento no inquérito que apura suposta tentativa de interferência na Polícia Federal. "Inexiste razão para se opor à opção do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de não ser interrogado nos presentes autos, seja por escrito, seja presencialmente. Na qualidade de investigado, ele está exercendo, legitimamente, o direito de permanecer calado", afirmou o procurador-geral Augusto Aras no documento.

Reeleição no Congresso – Ganha força entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) uma posição intermediária entre vetar completamente a reeleição nas presidências do Congresso Nacional, como determina a o artigo 57 da Constituição, ou apenas deixar o caso como questão interna das casas. Para atrair para um consenso com ministros que são contra essa última possibilidade, a solução seria limitar a reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado a apenas uma recondução. Nesse cenário, a Corte abriria caminho para a candidatura de Davi Alcolumbre (DEM-AP) ao comando do Senado. Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já presidiu a Câmara por três vezes seguidas, ficaria impedido de disputar.

CURTAS

CASO MIGUEL – “Querem transformar meu filho num demônio e Sarí, em santa. Meu filho era uma criança saudável, educada, e eles querem transformar meu filho na pior criança do mundo É muito fácil colocar a culpa numa pessoa que já está debaixo de sete palmos de terra”, trecho do depoimento Mirtes Souza, mãe do menino Miguel, de 5 anos, que morreu, em 2 de junho, após cair do nono andar de um edifício de luxo no Centro do Recife.

TRANSIÇÃO – O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), indicou os nomes que irão compor a sua equipe de transição do governo municipal. O time de Geraldo foi publicado no Diário Oficial e é composto pelo controlador-geral do município, André Nunes; o secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira; o secretário de Administração, Marconi Muzzio; o presidente do Reciprev, Manoel Carneiro; o procurador-geral do município, Rafael Bezerra; e o secretário de Finanças, Ricardo Dantas. Esse último será responsável por coordenar a equipe.

Perguntar não ofende: quantos votos a máquina de Paulo Câmara reverte hoje para Eriberto?

Fonte: Blog de Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário