sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Fernando Filho ganha destaque na sucessão de Rodrigo Maia

Enquanto a briga pelo comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco esquenta a política de Pernambuco, a briga pelo comando da Câmara Federal começa a ganhar a cena no noticiário nacional, e no meio desta briga surge um nome pernambucano: Fernando Filho (DEM) que é filho do líder do governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho e amigo do atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O Palácio do Planalto entrou na briga para derrotar Maia a quem considera inimigo do Presidente. Maia ainda depende de uma decisão do STF que sinalize favoravelmente à sua reeleição, algo que hoje no entendimento da maioria é vedado. Além do nome de Fernando Filho também está no meio das apostas o deputado Aguinaldo Ribeiro.

O Palácio trabalha pelo nome que melhor representa o governo. Trata-se do deputado federal Arthur Lira do PP de Alagoas. No bastidores, o nome de Arthur Lira é visto com certa desconfiança por ter sido aliado e fiel defensor de Eduardo Cunha, ex-deputado que foi preso pela Operação Lava Jato. Lembram ainda que Arthur Lira é réu por corrupção passiva em um dos processos que tramitam no STF.

É neste cenário ainda que conturbado que o nome do pernambucano Fernando Filho passa a ser considerado. Seria com certeza uma força e tanto para Pernambuco que o estado tivesse um deputado da terra comandando a Câmara Federal. Vamos aguardar e ver.

Judicialização - O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para hoje, 4 de dezembro o início do julgamento da ação que questiona a possibilidade de reeleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado. O julgamento será feito em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos diretamente no sistema eletrônico, sem que uma sessão seja destinada ao tema. Se não houver destaque, o julgamento terminará em 11 de dezembro.

Ação - A ação foi apresentada pelo PTB em agosto. O partido, presidido por Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro, quer que o STF impeça a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. A legenda se baseia no Artigo 57 da Constituição, que diz: "Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente."

João Campos - Em sua primeira visita ao Palácio do Campo das Princesas após ter sido eleito prefeito do Recife, João Campos foi recebido pelo governador Paulo Câmara, no início da noite desta quinta-feira (03.12). Participaram do encontro a vice-governadora Luciana Santos, a vice-prefeita eleita Isabella de Roldão, além da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. O assunto principal do encontro foi a formalização de novas parcerias para o Recife.

Serra Talhada em destaque - Entre os 181 municípios do estado de Pernambuco, a cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, ocupa a posição de número 13 no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O levantamento tem como objetivo avaliar a consistência da informação enviada pelos entes federados brasileiros por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Prefeito de Cupira em destaque - O Prefeito Reeleito de Cupira, José Maria Leite de Macedo (DEM), é empossado Presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco - Conseg-PE, para o mandato 2021 - 2022, em assembleia remota na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro de 2020. José Maria, atualmente, é Vice-Presidente do CONSEG desde a fundação do consórcio, em 2018.

Álvaro Porto - Candidato à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) afirmou, nesta quinta-feira (03.12), que causou estranheza a decisão do presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), de marcar a eleição da Mesa Diretora para amanhã (sexta-feira, 04.12). Para Porto, o processo está começando de forma errada. A eleição deve acontecer hoje a tarde.

Aumento - O gás de botijão usado para cozinhar vai ficar mais caro outra vez. A Petrobras anunciou que vai aumentar em 5% em média os preços do gás do tipo GLP vendido em suas refinarias a partir desta quinta-feira (3). O reajuste vem menos de um mês depois do último aumento.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário