Prestes a entrar no terceiro mês de isolamento social, o nosso país vê-se diante de um inimigo totalmente invisível que tem ceifado vidas não só no nosso país, mas no mundo inteiro. Oficialmente, são quase 27 mil mortos segundo dados do ministério da saúde. Quando se luta contra um inimigo que se vê, que se conhece, que sabe onde pode atingi-lo é bem melhor do que o tiro ao acaso.
Estamos em plena pandemia. A última, ocorreu no ano de 1918. E até o presente momento não sabemos onde será o ponto final dessa crise sanitária.O que sabemos é que a cada dia milhares de pessoas testam positivo, sentem vários e vários sintomas, outras não sentem nada e por causa disso acreditam que não estão com o vírus e estão além de contaminados transmitindo para outros.
Vale ressaltar que a cada 100 pessoas contaminadas apenas 20 apresentam sintomas, e deste 20, apenas 5 precisam de um tratamento médico. Ou seja, os números que nós acompanhamos dia após dia no noticiário significa apenas uma parcela insignificante de no máximo 20% dos casos. Não significam que são apenas estes números.
A comunidade médica costuma dizer que o número de assintomáticos representa oito vezes mais que o número daqueles que sentem o sintoma. É preciso ter cuidado, ter cautela. Quem precisou ser hospitalizado com algum sintoma e sabe o que passou, dar o conselho em defesa do isolamento. É necessário muita cautela, até mesmo para voltar a normalidade se é que voltaremos a normalidade.
Um mundo diferente
O mundo que parou em março de 2020, não é o mesmo que voltará em junho ou julho. Muita coisa que não podia ser aproveitada como o trabalho on-line, pouco contato físico e o uso da tecnologia serão bem mais fortes do que o mundo que parou em março de 2020. Muitas pessoas, vão continuar trabalhando com a entrega em casa porque notaram que muito se pode ser feito sem precisar de deslocamento.
O isolamento na religião
A parte mais dolorosa para os católicos foi ter que acompanhar às missas de casa, bem como os evangélicos. O Vaticano voltou a abrir às portas da Basílica e São Pedro com um número bem reduzido de peregrinos. Esse novo formato, implementado atualmente deverá perdurar por um bom tempo.
Retomada das atividades econômicas
Nos últimos dois meses, o Governo de Pernambuco vem realizando uma série de reuniões com representantes de vários setores produtivos para estabelecer os parâmetros de um plano de convivência das atividades econômicas com a pandemia da Covid-19. O estudo foi conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano. O estudo prevê uma retomada gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posto em prática.
Antecipando feriado no Cabo
O Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral antecipou os feriados dos dias 11 de junho (Corpus Cristhi), 13, Santo Antônio (padroeiro da Cidade)e 24(São João) para os dias 1,2,e 3 de junho. Ao mesmo tempo, anunciou, nesta quinta -feira a flexibilização “com restrições“ para uma retomada gradual e consciente das atividades econômicas do município. A retomada dar-se-á, tendo em vista os efeitos das ações de combate ao Coronavírus e pela disponibilidade de leitos no município, instalação de dois hospitais de campanha, taxa do distanciamento social, uso de máscara, profilaxia das ruas e logradouros públicos e redução do número de casos confirmados.
Petrolina voltando à normalidade
Petrolina deve ser a primeira cidade pernambucana a iniciar a reabertura gradual das atividades econômicas. Após entendimento com o governador Paulo Câmara, o prefeito Miguel Coelho vai anunciar as etapas de liberação do comércio e diversos outros segmentos econômicos na cidade sertaneja. O anúncio será feito nesta sexta (29), às 17h, em coletiva transmitida pelas redes sociais do prefeito.
Devolução em Sertânia
O Presidente da Câmara de Sertânia, fez a devolução pela segunda vez do duodécimo enviado para o legislativo municipal. A devolução segundo o presidente Antônio Henrique (PSB) é para ajudar o município no combate ao covid-19. A devolução segundo o vereador acontece de forma espontânea pela Câmara. Foram devolvidos ao município, R$ 200 mil reais que vai ajudar nas ações de enfrentamento. Em abril, o valor foi R$ 300 mil.
Auxílio Emergencial
Em entrevista ao Blog do Silvinho, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) disse que faz parte do coro em defesa do prolongamento do auxílio emergencial. Para Silvio Costa Filho, o benefício que está em sua segunda parcela deveria ser estendido para seis meses, pelo menos. O Presidente Bolsonaro anunciou em uma live que pretende pagar a quarta parcela do auxílio com um valor menor.
Silvinho Silva, Editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
E-mail: silvinhosilva2018@gmail.com
E-mail: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte : Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário