sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Saldo positivo

 

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Em dois dias de passagem por Pernambuco, o presidente Lula (PT) deixou a marca de sua gestão na retomada da agenda de desenvolvimento econômico de Pernambuco, seu estado natal. Além disso, fez muita política nos bastidores visando o pleito municipal.

Dentro do orçamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras da refinaria devem gerar 30 mil empregos diretos e indiretos. Em seu discurso, o presidente Lula fez críticas à operação Lava Jato, fez um mea-culpa na relação com a Bolívia na construção da refinaria e destacou a geração de empregos. 

Ainda em seu discurso, fez acenos à governadora Raquel Lyra (PSDB), dizendo: “Não se importe porque você não é do meu partido nem porque você não esteve na minha base na campanha. Não se importe! A minha relação com você será a relação de um presidente da República do Brasil com a governadora do estado. Além de respeitar a sua vitória, eu respeito o desejo do povo de Pernambuco, que escolheu você para governar. Você não vai ter problema durante a gestão”, disse o presidente.

A agenda de hoje está focada na Defesa e em mais investimentos. Ele participa da troca do Comando Militar do Nordeste e assina a ordem de serviço da Escola de Sargentos, que terá um aporte de mais de R$2 bilhões de reais. Por fim, o saldo dessa visita presidencial é muito positivo para o estado e para as relações institucionais.

FATUROU - A retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima acontece justamente no momento em que o pernambucano Silvio Costa Filho está à frente do Ministério de Portos e Aeroportos. Ele, que sonha em disputar o Senado em 2026, terá mais um discurso importante na manga. Por sinal, seu discurso no evento, ontem, foi bastante elogiado pela equipe do presidente.

EDUARDO LEMBRADO - Tanto o ministro Silvio Costa Filho quanto a própria governadora Raquel Lyra fizeram menção ao ex-governador Eduardo Campos. Ambos foram na mesma direção, recordando o início das obras da refinaria e o esforço do ex-governador, ao lado do presidente Lula, para tirar o projeto do papel. Raquel recordou o período em que foi secretária de Campos para cuidar da segurança social das crianças e adolescentes que haviam no entorno da Refinaria.

FRASE DO DIA: “Estamos verdadeiramente vivendo um tempo de mudança, em que contamos com a parceria do presidente Lula para devolver a Pernambuco o seu lugar de liderança. Este dia marca o reencontro do passado de Pernambuco com o seu futuro”, discursou a governadora Raquel Lyra. 

DISCRIÇÃO REVELADA - O blog trouxe com exclusividade que o presidente Lula teve um jantar reservado com os Campos. Ele recebeu, no hotel em que está hospedado no Recife, a ex-primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos, o prefeito João Campos e o deputado Pedro Campos para um encontro. Foi discreto, mas descoberto pelas fontes palacianas de Brasília. 

PÉ EM CADA CANOA - Esses gestos de Lula só refletem sua intenção de pôr um pé em cada canoa em Pernambuco. Não quer perder a boa relação que tem com os Campos e o PSB do estado, ao mesmo tempo em que não esconde que quer ajudar a governadora Raquel Lyra. Não será uma negativa de jantar que vai mudar isso. 

REPUBLICANOS À VISTA - A foto do ex-prefeito Carlos Santana com o presidente Lula, ao lado do ministro Silvio Costa Filho e o suplente de senador Silvio Costa deixa a entender que a sintonia dele com o Republicanos está boa e poderá ser uma opção de legenda para disputar a Prefeitura de Ipojuca este ano.

PINGA-FOGO: Lula garantiu o PT na vice de João Campos na conversa a sós?

Fonte : Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário