segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Estratégia nacional do PT é investir em vices

  

O PT marcou historicamente a campanha no Recife quando venceu a eleição no ano 2000 e elegeu João Paulo como prefeito. Os anos seguintes, o partido sempre esteve à frente de qualquer conversa em torno da política pernambucana. Isto porque, naquele ano em que João Paulo foi eleito, não tinham o apoio do Governo Federal (o presidente era Fernando Henrique Cardoso) e nem do Governo Estadual que tinha à frente Jarbas Vasconcelos.

Mesmo assim, João Paulo foi eleito e passou a concentrar um tipo de resistência da oposição em Pernambuco. A eleição de João Paulo deu inclusive ao PSB a chance de pensar em voltar novamente ao comando estadual que havia perdido para Jarbas no ano de 1998. Essa afirmação foi feita pelo próprio Eduardo Campos quando eleito governador de Pernambuco no ano de 2006.

De lá pra cá, o PT nunca deixou de disputar um ano sequer a Prefeitura do Recife e nem de nenhuma capital pelo país. Sempre disputou ainda que fosse para perder. Foi assim no Recife com três vitórias: 2000, 2004 e 2008, sendo derrotado no ano de 2012 e vendo o PSB assumir o protagonismo na capital também nos anos de 2016 e 2020. Todas às vezes, contra o PT que ficou em terceiro lugar apenas no ano de 2012.

Mas o pior desempenho para o partido aconteceu no ano de 2020 quando não conseguiu eleger nenhum prefeito de capital. A única com chances era o Recife que acabou culminando com a vitória de João Campos. Agora, o partido está mudando de tática nacionalmente e investindo na formação de chapas indicando os vices. Assim será em São Paulo com Marta Suplicy vice de Guilherme Boulos. No Recife e no Rio de Janeiro o partido caminha para um apoio a nomes viáveis e com a exigência de nomes para vice.

Assinatura

Raquel Lyra participou neste domingo da assinatura da ordem de serviço da construção do novo Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho, na Zona da Mata Norte. O projeto do santuário vai proporcionar a reestruturação de um importante equipamento do turismo religioso do Estado. Além da solenidade, a chefe do Executivo estadual também participou da tradicional missa de domingo na igreja de São Severino do Ramos.

Resistências

No Rio de Janeiro e em Recife, tanto Eduardo Paes quanto João Campos são nomes que têm projetos eleitorais para às eleições de 2026. Eduardo Paes não esconde de ninguém que pretende renunciar a Prefeitura e disputar o Governo, enquanto João Campos embora trabalhe com esta hipótese ainda está no campo das possibilidades mas não da certeza.

Lula

Para fechar acordo em torno de nomes, o próprio presidente Lula está conversando pessoalmente tanto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, quanto com o prefeito João Campos sobre a possibilidade do partido ocupar a vaga de vice. No Rio, o PT quer filiar a ministra Anielle Franco para indicá-la ao posto enquanto que no Recife a legenda apresentou três nomes para a composição.

São Paulo

Saiu ontem na Folha de São Paulo que o presidente Lula pode agir para retirar a deputada federal Tabata Amaral (PSB) da disputa pelo Governo de São Paulo. A deputada federal é uma das forças políticas na cidade que aparece pontuando bem nas pesquisas. A equipe da campanha de Tabata disse ao Jornal que essa possibilidade não existe. O nome de Tabata foi citado para o Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Lula.

Abrindo vaga

O Ministério da Ciência e Tecnologia que poderia ser oferecido a deputada Tabata Amaral hoje é ocupado por Luciana Santos (PC do B). O fato é que a ministra estaria certa de disputar a Prefeitura de Olinda, a qual aparece liderando todos os cenários eleitorais.

Itapissuma 

O pré-candidato da oposição, Junior de Juarez , anunciou que está se retirando da disputa e declarou apoio à pré-candidatura de Junior de Irmã Teca, nome indicado pelo prefeito Ze de Irmã Teca.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 7482
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário