terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O tamanho da influência de Paulo Câmara na eleição de 2020

Na última coluna da década o tema não poderia ser outro, a eleição do ano que começa amanhã, mais precisamente qual será o tamanho e influência do governador Paulo Câmara neste pleito?

As 184 cidades de Pernambuco já começam a respirar os ares da pré-campanha e o chefe do Estado tende a se movimentar em favor dos aliados, sobretudo os quase 80 prefeitos do PSB. Uma coisa é fato, Paulo vive os bastidores da política muito mais maduro, mais leve e com discurso afiado em comparação com 2016.
Em algumas regiões do Estado o apoio do governador se torna fundamental para que o candidato leve a frente seu projeto local, já em outras não vincular-se ao chefe do executivo estadual atrapalha pelo peso e desgaste natural de quem está no comando de uma gestão.
O tamanho da influência do governador se dará na mesma intensidade da força do seu Governo. Um outro fator também tem que ser levado em consideração, na Região Metropolitana, onde o eleitor é mais exigente e tende a ter mais opinião, a influência da política nacional também estará presente. Se Bolsonaro acertar no segundo ano do Governo, a imagem do gestor local é ofuscada, mas o contrário também poderá acontecer.
Por fim, ainda é uma incógnita saber se Paulo se transformará no grande eleitor de Pernambuco. Pela frente ele tem algumas missões especiais: eleger João no Recife; derrubar os Ferreiras em Jaboatão; tentar emplacar Queiroz em Caruaru e fazer um esquenta forte em Miguel na principal cidade do Sertão.
ESQUENTOU – Em Carpina, a sessão da Câmara de Vereadores que aprovou a liberação para o Executivo leiloar a área onde funciona a Faculdade Luso-brasileira foi muito tensa e acalorada. Parlamentares protagonizaram bate-boca entre si e até com o plenário. Mas, no final o clima foi de fim de ano e os cumprimentos e perdidos de perdão reinou.
AFINADOS – O ex-prefeito e pré-candidato Tota Barreto e o também pré-candidato a prefeito Gleibinho Amorim deram uma demonstração de quem estão animados para construir um palanque de Oposição unido em Lagoa do Carro. Durante confraternização comandada por Tota, Glebinho e seu pai Zé Luiz não só pousaram para fotos, como ficaram até o final.
ISOLADO – A ausência do ex-prefeito Jailson do Armazém do evento de Tota acende uma sinal amarelo no bloco de Oposição. Ficou claro que Jailson conseguiu conquistar o isolamento dos demais atores políticos da cidade. Se inventar de sair candidato de todo jeito terá que ralar muito para reconstruir seu grupo.
RÁPIDAS
TAPETE VERMELHO – Recém-chegado ao grupo do prefeito Tarcisio Massena, o vereador de Chã de Alegria, Neco do Bar foi recebido com tapete vermelho pelo vice-prefeito Albino Andrade que já acertou os detalhes para filiar o parlamentar ao MDB. A conversa foi durante a entrega de centenas de terrenos na cidade.
SALDO POSITIVO – O presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), encerra 2019 com um saldo muito positivo no comando da Casa de Joaquim Nabuco. Eriberto conseguiu emplacar a comunicação, se aproximar dos municípios com o Seminários sobre as eleições e ainda abrir a sala do vereador.
FESTEJANDO – O prefeito de Ferreiros, Bruno Japhet anda comemorando a mais nova pesquisa que ele encomendou na sucessão em sua cidade. Escondendo o jogo, Japhet anda com sorriso largo diante dos números.
FELIZ ANO NOVO – Voltaremos com a nossa Coluna na quinta devido as festividades de Reveillon. Quero aqui agradecer aos milhões de acessos neste ano de 2019, foram fundamentais para alavancar nosso blog como um dos mais acessados do Estado. Já estamos afinados e animados para mais um ano eleitoral. Feliz 2020!
PINGA-FOGO: Diogo Prado será mesmo o vice de Joaquim Lapa em Carpina?
Fonte: Blog do Elielson Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário