Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Em pouco mais de oito meses à frente do Executivo Estadual, não há sequer um plano da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que trate em reduzir a taxa de desemprego no Estado.
Diferente do cenário nacional, em que a taxa de desemprego saiu de 8,8% para 8%, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), do IBGE, referente ao trimestre encerrado em junho, Pernambuco lidera o desemprego no País, seguido do Amapá. Os dois, por sinal, foram os únicos a não computar redução na taxa de desemprego.
No caso de Pernambuco, o cenário é ainda maior e mais desafiador. Segundo a Pnad, no segundo trimestre deste ano, já sob o comando da tucana, o Estado retornou ao patamar do primeiro trimestre de 2015, ou seja, no auge da crise econômica que atingiu praticamente todos os entes federativos. Ainda de acordo com a PNAD, 14,2% da população acima de 14 anos de idade está em busca de oportunidade de trabalho no Estado.
Enquanto candidata, Raquel colocou entre suas propostas para reduzir o desemprego em Pernambuco programas focados no empreendedorismo. Entre os citados na época, a criação do “Bora Empreender”. Na teoria, o plano seria disponibilizar crédito para quem empreende no Estado e fazer isso sem burocracia. Na prática, nada neste sentido vem sendo posto em prática desde que assumiu.
“É possível a gente construir um Pernambuco diferente, gerando oportunidade e dignidade para a nossa gente. É isso que nós vamos fazer”, afirmou Raquel, na época em que debatia com a candidata adversária, Marília Arraes.
Pelo visto, a tucana desarmou mesmo o palanque, inclusive, deixando nele as promessas de campanha para as famílias que como ela mesma citava “estão com dificuldade de colocar comida na mesa, pagar as contas de água, luz, aluguel”.
Infelizmente para os que acreditaram que a realidade iria mudar, nunca é suficiente lembrar o velho provérbio popular: “Quem vive de promessa, é santo”, algo que a governadora de Pernambuco anda bem longe de ser.
Análise geral – Em análise dos dados da Pnad, o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, destacou que o desaquecimento da economia, especialmente na indústria de transformação durante o segundo trimestre de 2023, foi influenciado por fatores como a elevada taxa de juros. Acentuou-se também a significativa queda nas atividades de turismo em Pernambuco. Somente no mês de abril, houve uma redução de 7,4% dos empregos, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Alto endividamento – Ainda segundo Rafael Lima, o elevado endividamento das famílias pernambucanas, já exposto nos dados da PEIC/CNC, resultou na restrição do consumo no varejo e nos serviços, ocasionando até mesmo inadimplência. “Este panorama demanda uma atenção cuidadosa e requer a implementação de medidas para reverter esse preocupante quadro”, sentenciou o economista.
Descomplica PE – O projeto de lei que prevê a ampliação de 18% para 20,5% a alíquota do ICMS no Estado, enviado na última quarta-feira pelo Executivo Estadual, deve ser distribuído para análise da Comissão de Justiça da Alepe na próxima terça-feira (29).
Bacia leiteira 1 – O deputado Claudiano Filho conseguiu a aprovação para criar a Comissão Parlamentar Especial em Defesa da Bacia Leiteira de Pernambuco na Alepe. O objetivo é dar uma atenção especial aos produtores de leite do estado que sofrem com vários problemas. Entre eles, a concorrência desleal de produtos oriundos de outros estados que ocasiona a baixa do preço pago aos produtores e incentivos fiscais concedidos a grandes centrais de distribuição.
Bacia leiteira 2 – A Comissão tem o prazo inicial de 120 dias e será composta pelos deputados Antônio Coelho, Débora Almeida, Fabrízio Ferraz, William Brígido, Coronel Alberto Feitosa, Dannilo Godoy, Doriel Barros, Luciano Duque, Kaio Maniçoba e Claudiano Filho.
CURTAS
DEBATE – Em Garanhuns, o impacto da Inteligência Artificial no varejo é tema do Fórum de Debates promovido pela Fecomércio-PE, no dia 11 de setembro, às 18h. O encontro contará com palestra de Silvio Meira, um dos maiores especialistas em IA no País.
NOVA ADMINISTRAÇÃO – Após os escândalos envolvendo o padre Airton Freire, réu por crimes sexuais, a Fundação Terra está, desde o último dia 15, sendo presidida pela médica Ana Flávia Bretas de Vasconcellos.
Perguntar não ofende: Os deputados vão conseguir entender o impacto do aumento do ICMS previsto no Descomplica PE com projeto tramitando em regime de urgência?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário