Nesta quarta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove um ciclo de debates sobre a participação dos povos indígenas no processo eleitoral. As discussões fazem parte do “Abril Indígena da Justiça Eleitoral” e são abertas a todos os interessados no tema.
As inscrições podem ser feitas até a data do encontro, que tem programação prevista de 10h às 17h, no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Autoridades confirmadas
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, participa da Mesa de Abertura, que também vai contar com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.
Também estão confirmadas as presenças da assessora de Inclusão e Diversidade do TSE e coordenadora da Comissão de Promoção da Participação Indígena no Processo Eleitoral, Samara Pataxó; da secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), Roberta Maia Gresta; e do professor da Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) Luís Roberto de Paula, além de representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Tocantins, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso.
Representatividade
O encontro tem o objetivo de abordar temas relacionados à inclusão e representatividade dos povos originários nas eleições e propor reflexões sobre os esforços empreendidos pela Justiça Eleitoral para superar a sub-representatividade política dessa parcela da população. O evento está sendo organizado pela Assessoria de Inclusão e Diversidade (AID/TSE) e da Comissão de Promoção da Participação Indígena no Processo Eleitoral.
Inscrições
Para participar de forma presencial ou virtual, basta se inscrever pelo endereço https://www.tse.jus.br/eventos-internet/38434. As inscrições são abertas a toda a sociedade e dão direito a certificado de participação.
Profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura do evento poderão se dirigir ao Auditório I do TSE, no subsolo do prédio, após se identificarem na recepção, sem a necessidade de credenciamento prévio.
- 10h – Apresentação Cultural
- 10h10 – Mesa de Abertura
- 10h30 – Aldear a política: um chamado dos povos indígenas para superar a sub-representação no processo eleitoral
- 14h30 – Participação indígena em eleições: desafios técnicos e políticos no processo eleitoral brasileiro de 2022
- 15h30 – Ações e perspectivas: o papel da Justiça Eleitoral para o exercício da cidadania plena dos povos indígenas
Fonte :TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário