Embora o cenário político atual seja de um crescimento de uma polarização entre o PSDB e o PSB na disputa pelo Governo de Pernambuco, o PT parece que vai querer investir no nome de Humberto Costa para a disputa. Está longe, mas se perguntar a qualquer pessoa que pensa sobre política o caminho que se desenha para Pernambuco são dois: ou continua com Raquel, ou muda pra João. Não é que não se possa ter mais opções, é que a tendência é de polarização.
No ano passado, tivemos uma série de candidaturas ao Governo. O fato é que não conseguimos ter da parte da situação nenhuma chance de polarização. Agora o cenário é muito diferente. Em nenhum momento durante o primeiro turno da disputa para governador conseguimos ver um nome sequer polarizando mas permaneceram durante todo o tempo em empate técnico. É lógico que vamos ter uma clareza destes cenários após às eleições municipais de 2024 mas não existe hoje nenhuma perspectiva que possa evitar o crescimento da polarização no estado.
Se Raquel acertar, muito dificilmente alguém conseguirá tirar dela o favoritismo para 2026. Caso não consiga, o caminho natural é do crescimento do nome de João Campos que está se tornando automaticamente a maior liderança do PSB em Pernambuco e como o partido é fortíssimo no estado, a tendência é que isso o beneficie.
Apenas em um cenário sem João Campos disputando o governo poderemos imaginar um nome do PT com chances reais de ir ao segundo turno. Este papel já foi cumprido por Humberto Costa em anos anteriores com Lula no governo e com uma aprovação recorde. Além disso, o PT deve ainda torcer para que o governo federal dê muito certo, pois caso o cenário não esteja tão favorável, a direita estará fortíssima não só nacionalmente mas também na nossa terra.
A vez de Humberto - A discussão em torno do nome do senador Humberto Costa para 2026 foi levantada pelo secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa. Segundo o petista, Humberto chegou a pontuar 37% na pesquisa Vox Populi em 2022 e abriu mão para ajudar a unificar o palanque de Lula em Pernambuco. Agora, o atual senador estaria sendo preparado pelo PT para liderar a esquerda no estado.
Mais pra frente - Na entrevista que concedeu a Folha de Pernambuco, Ermes Costa que é secretário de Habitação disse que o PT não fechou questão com relação a eleição de 2024, reiterando o que disse Humberto Costa e o deputado estadual João Paulo, mesmo o partido estando no governo. "A decisão do PT sobre quem vai apoiar em 2024 somente será tomada mais para a frente e coletivamente" disse Ermes.
PT na disputa - A declaração do secretário bate com o que disse no final de semana o deputado federal Eduardo da Fonte. Da Fonte disse que dificilmente o PT não irá disputar a Prefeitura do Recife em 2024. "O partido sempre disputou o comando do executivo recifense" lembrou o deputado Eduardo da Fonte que preside o PP e cujo partido também pretende lançar um nome para concorrer a Prefeitura.
Agenda - Raquel Lyra retoma amanhã sua agenda de visita aos municípios pernambucanos. A tucana visita Itapissuma e Goiana. Segundo fontes ligadas a Raquel, estas visitas aos municípios acontecerão nas mais diversas regiões.
Concurso - O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou ontem a portaria que autoriza criar a comissão que vai tratar do concurso público para preencher 24 vagas para guardas municipais. Serão selecionados 20 agentes, por livre concorrência, e mais quatro para pessoas com deficiência (PCD). O salário base inicial é de R$ 1.302, mais adicionais.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário