O senador Jarbas Vasconcelos publicou um vídeo nas redes sociais anunciando o seu apoio a pré-candidatura de Simone Tebet para a presidência da república. No vídeo, Jarbas tece inúmeros elogios a senadora e diz que Simone representa tudo o que o Brasil precisa neste momento. O vídeo veio a público após os comandantes do partido tomarem conhecimento de que a pré-candidata a governadora do PSDB, Raquel Lyra, se reuniu com Tebet em Brasília. Raquel inclusive já se colocou à disposição para construir esse palanque para Simone no estado, que diga-se de passagem dará bem mais conforto do que um João Doria da vida.
No acordo para que o PSDB ingresse no palanque nacional do MDB está o apoio aqui no estado a postulação da tucana. Ou seja, o MDB que hoje tem figuras como Raul Henry e Iza Arruda disputando a Câmara Federal tem chances reais de migrarem para o palanque da tucana Raquel Lyra. O fato é simples e concreto e bem diferente do que ocorreu em 2018 quando o senador Fernando Bezerra Coelho travou uma luta contra o senador Jarbas Vasconcelos e com o deputado federal Raul Henry para ter direito a disputar o Palácio pelo MDB.
Naquele ano, a prioridade do MDB não era a disputa pelo comando do estado, mas a reeleição de Jarbas Vasconcelos que este ano não concorrerá a nenhum cargo eletivo. O MDB também não montou nenhum chapa proporcional para a Assembleia Legislativa, mas conseguiu montar para Câmara Federal. Entre os quadros do partido aqui no estado está o vereador Samuel Salazar que é um dos que vão lutar para que a legenda permaneça no palanque de Danilo Cabral, ou seja, na Frente Popular.
Samuel Salazar é líder do governo João Campos na Câmara do Recife. Além de todos eles, o MDB também conta com Fernando Bezerra Coelho, senador e pai de Miguel Coelho que também tem interesse que o partido vá para a oposição no estado. Miguel e Raquel tem conversado ultimamente em uma provável aliança no primeiro turno e o MDB seria um reforço para Raquel (caso não aconteça a aliança) ou para o grupo todo (caso Miguel e Raquel se juntem).
Voz ativa - A declaração de Jarbas Vasconcelos a favor de Simone Tebet tem um peso enorme no partido nacionalmente. Os diretórios do MDB no nordeste em sua maioria querem caminhar com Lula e não com Simone e o apoio de Jarbas fortalece o projeto de Tebet o que acaba sendo um ponto favorável para os aliancistas do MDB pernambucano.
Aliança nacional - O Cidadania, o PSDB e o MDB vão formar um conjunto nacional a favor da candidatura de Simone Tebet ao Planalto. O que se espera, segundo pessoas ligadas a Raquel é que a mesma coligação repita em Pernambuco o acordo fechado nacionalmente.
De olho - Quem também está de olho no MDB é a deputada federal Marília Arraes, pré-candidata ao governo pelo Solidariedade. No entanto, esta opção estaria praticamente descartada.
Pé na estrada - O governador Paulo Câmara dará continuidade, neste sábado, às ações do Plano Retomada no Agreste Setentrional. Ele visitará os municípios de Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Vertentes para anunciar investimentos nas áreas de educação, recursos hídricos, desenvolvimento urbano, assistência social e desenvolvimento agrário.
Desembarque - O PP vai desembarcar da Frente Popular. O deputado federal Eduardo da Fonte disse que o partido irá entregar os cargos que ocupa na gestão socialista. A expectativa é de que a legenda anuncie já nos próximos dias apoio a pré-candidatura de Marília Arraes para o governo.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário